Simulação da Assembleia Geral da ONU

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h57 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h58

Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2023, os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram da 1º Simulação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU.

A preparação para o evento ocorreu no decorrer do segundo semestre, por meio de atividades de pesquisa e debates realizados pelos estudantes. O tema escolhido para o debate na Simulação da Assembleia Geral foi o atual conflito na região Israel/Palestina e suas consequências para a geopolítica global. Nos dois dias dedicados ao evento, os estudantes assumiram o papel de representantes de delegações de diversos países, encarregados de debater e propor soluções para o conflito.

De acordo com o cronograma de atividades, os estudantes discursaram na cerimônia de abertura, expondo as posições dos países ora representados, e, em seguida, apresentaram minutas de resoluções com propostas a serem adotadas pela ONU. A partir da apresentação das minutas, as delegações iniciaram uma etapa de debate e negociação, com o objetivo de construir uma resolução que atendesse às demandas das nações representadas.

Os debates tiveram início no dia 05 e terminaram no dia seguinte. As delegações que lideraram o processo de elaboração das minutas ainda tiveram tempo de discursar na tribuna, defendendo a viabilidade e importância das propostas. Ao final, após todas as delegações terem registrado suas posições sobre as minutas, a proposta de resolução mais votada foi adotada pela Assembleia Geral. Ao final, cada delegação produziu um relatório detalhado sobre as ações e as tomadas de decisão do grupo, com referência aos materiais que fundamentaram tais decisões.

O evento foi coordenado pelo Professor Dr. Renato Aurélio Mainente, e contou com a participação dos alunos e alunas do Segundo e Terceiro Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O interesse por esse modelo de atividade partiu dos próprios estudantes, a partir de conversas realizadas no decorrer das aulas regulares. Como material base para o planejamento e execução da atividade, foram adotadas as recomendações da própria Organização das Nações Unidas para as Simulações da Assembleia Geral.

Além de desenvolverem temas e conteúdos previstos no currículo, a Simulação da Assembleia Geral da ONU envolveu também habilidades variadas, como: oratória, capacidade de resolução de problemas, habilidades interpessoais e de construção de consensos. Ao estimular um ambiente saudável para o debate, a atividade buscou também contribuir para a promoção da alteridade e de uma cultura da paz no ambiente escolar.

O Professor Renato e os estudantes que participaram do evento agradecem à coordenadora do curso, Marilene Esquiavoni, e aos professores Lafayette Costa Neto e Wanderson Reis por cederem espaço para o desenvolvimento da atividade, bem como o apoio da Diretoria Adjunta Educacional, Kalebe Monteiro Xavier.

Autoria: Prof. Dr. Renato Aurélio Mainente