Dança Circular Sagrada

Sétimo Encontro de Dança Circular Sagrada do Litoral Norte Ilha Bela

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h40 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h52

Relato de Experiência Vivida

No dia 21 de setembro aconteceu na Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos no município de Ilha Bela – Litoral Norte de SP o 7º Encontro de Dança Circular Sagrada do Litoral Norte em Ilha Bela. Este encontro foi conduzido e organizado por Mara Rojo e pelas focalizadores Ceci Maria, Marina de Paula Souza, Cris Resende, Kátia Magalhães, Francisco Príncipe e Malu Fernandes. As atividades começaram as 9h30 da manhã já com uma primeira dança e o recebimento e acolhimento dos mais de 30 participantes naquele dia.

As cangas e toalhas de cada participante foram estendidas no parapeito do segundo piso da escola e serviram como estandarte e também como abafador acústico para o ambiente. As danças circulares foram executadas, sob liderança dos focalizadores organizadores do evento, com os mais diversos temas e movimentos. Estas danças eram contextualizadas sobre sua origem e significado dentro da cultura de que procederam.

Foi feita uma pausa para o almoço por volta das 12h. O retorno aconteceu as 13h com a recepção feita pelos grupos: Maracatu Maranbatu. Fizemos uma performance coletiva com as músicas deste grupo e as danças circulares improvisadas pelas pessoas presentes.

O grupo era formado por crianças, jovens e pessoas da terceira idade e pude perceber a grande aceitação de todos com relação as propostas coreográficas apresentadas. Certamente que esta foi uma experiência muito gratificante e inovadora para mim que apesar da timidez, característica de minha personalidade, consegui me envolver e participar de todo o evento do começo ao fim. Fica aqui o meu registro de experiência vivida e recomendação a todos que desejarem praticar uma atividade física prazerosa e acolhedora.

Fica aqui registrado nossos agradecimentos ao professor Mauro Ribeiro por nos incentivar a participar de atividades diferenciadas em arte e cultura em nossa região, a Mara Rojo pelo convite e Andrea Shimanuki pelos registros fotográficos.

Texto de Guilherme Alves (aluno do 2º Ano do Curso Técnico Informática Integrado)
Fotos de Andrea Shimanuki

Guilherme Alves, Mauro Ribeiro, Mara Rojo e Andrea Shimanuki