FÍSICA

Seminário tratou dos conceitos de causa no desenvolvimento da Física

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h09 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h09

Em 22 de setembro de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para discutir a respeito do capítulo 2, intitulado “Conceitos de causa no desenvolvimento de Física”, do livro “A Tensão Essencial”, escrito pelo historiador da ciência Thomas Kuhn (1922-1996). A apresentação sobre este capítulo foi conduzida pela professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira (graduada no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) que apresentou slides preparados especificamente para refletir sobre os pontos destacados por Kuhn neste capítulo. A reunião foi coordenada pelo Prof. Dr. Alex Lino com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Além de diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes também nesta atividade os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Brenda Colares Conceição e Barbara Cristina Leone que se licenciaram em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Larissa Siqueira Vieira NogueiraImagem 1 – Professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira

O livro “A Tensão Essencial: Estudos selecionados sobre tradição e mudança científica” (o título original é: “The Essential Tension: Selected Studies in Scientific Tradition and Change”) foi escrito por Thomas Kuhn e publicado em inglês pela primeira vez em 1977. Em português, no Brasil, ele foi publicado pela Editora da UNESP em 2011.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentação de LarissaImagem 2 – Slide inicial da apresentação de Larissa

A apresentação da professora Larissa Siqueira teve como foco principal as diferentes concepções existentes acerca do conceito de causa ao longo da História da Física. Em particular, foram destacadas as ideias de causa para Aristóteles, para a Mecânica de Newton e para a Física Moderna.

Imagem 3 – Questões guias selecionadas pela professora LarissaImagem 3 – Questões guias selecionadas pela professora Larissa

Larissa estruturou o seu seminário em termos de questões guias ou perguntas norteadoras para a reflexão dos pontos discutidos no capítulo 2 do livro de Thomas Kuhn. Umas das perguntas norteadora que procurou-se responder neste seminário foi: “Quais são as diferenças entre os significados de ‘causa’ no campo histórico/epistemológico e no campo científico?” Larissa destacou em seu seminário que a ciência é um produto da história humana.

Imagem 4 – Slide apresentado pela professora LarissaImagem 4 – Slide apresentado pela professora Larissa

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.