FÍSICA

Seminário tratou das abordagens qualitativas nas pesquisas em Educação

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 18h31 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 18h31

Em 16 de junho de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para assistir a um seminário remoto sobre o tema das abordagens qualitativas usadas nas pesquisas na área da Educação e que foi ministrado pela professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira que é licenciada em Física pelo campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento para a sua organização contou com o apoio do Prof. Dr. Alex Lino e do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos docentes da área de Física do IFSP-Caraguatatuba. Além de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes nesta atividade os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Lara Cardoso Nunes da Silva, ambos também licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professora Larissa Siqueira Vieira NogueiraImagem 1 – Professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira

A professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira é graduada no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. No período de graduação, ele atuou como bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa " A influência do conhecimento prévio no ensino do conceito de energia", sob a orientação do professor Alex Lino.

Imagem 2 – Larissa, Kaua, Glauber, Alex, Catarina e RicardoImagem 2 – Larissa, Kaua, Glauber, Alex, Catarina e Ricardo

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito à professora Larissa Siqueira Vieira Nogueira por ter aceitado ministrar este seminário, de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação de Larissa SiqueiraImagem 3 – Slide inicial da apresentação de Larissa Siqueira

A apresentação da professora Larissa Siqueira foi fundamentada no livro “Pesquisa em educação: abordagens qualitativas” escrito por Menga Lüdke e Marli E. D. A. André. Em particular este seminário procurou focar no capítulo 3 – “Métodos de Coleta de Dados: Observação, Entrevista e Análise Documental” e no capítulo 4 – “A Análise de Dados e Algumas Questões Relacionadas à Objetividade e à Validade nas Abordagens Qualitativas” deste livro.

Imagem 4 – Referência básica usada pela professora LarissaImagem 4 – Referência básica usada pela professora Larissa

No que diz respeito ao método da observação para coleta de dados foram destacados os seguintes aspectos: vantagens e desvantagens; refutações; pré-requisitos; treinamento; grau de participação; duração; registro da observação (parte descritiva e parte reflexiva); questões práticas. No que tange ao método de entrevista para coleta de dados foram salientados os seguintes aspectos: vantagens e desvantagens; refutações; tipos de entrevistas; fase de coleta de dados; questões práticas; registros de dados. Finalmente no que se refere ao método de análise documental para coleta de dados foram enfocados os seguintes aspectos: quando fazer; vantagens e desvantagens; refutações; fase de seleção e análise de dados.

Imagem 5 – Larissa, Kaua, Glauber, Alex, Sofia e RicardoImagem 5 – Larissa, Kaua, Glauber, Alex, Sofia e Ricardo

No que diz respeito à análise de dados foram tratadas questões práticas como a delimitação progressiva do foco do estudo, a formulação de questões analíticas, o aprofundamento da revisão da literatura, a testagem de ideias junto aos sujeitos e o uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo da coleta.

Imagem 6 – Slide sobre questões práticas associadas à análise de dadosImagem 6 – Slide sobre questões práticas associadas à análise de dados

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação feita pela professora Larissa Siqueira. Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem quinzenalmente de modo remoto nas sextas feiras de tarde.