Seminário IFSP

Seminário no IFSP - Caraguatatuba Abordou o Tema da Inteligência Artificial

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 16h47 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 16h58

Na tarde de 12 de março de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Inteligência Artificial para Pessoas Reais” e foi ministrado pelo físico Paulo Flávio Massaro Duque. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Paulo Flávio Massaro DuqueImagem 1 – Paulo Flávio Massaro Duque

A coordenação deste seminário foi realizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube; o vídeo desta transmissão, com 2 horas e 8 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa clicando aqui.

Imagem 2 - Vinicius, Paulo Flávio e RicardoImagem 2 - Vinicius, Paulo Flávio e Ricardo

No começo do evento, o professor Ricardo Plaza fez uma sucinta exposição sobre o Grupo de Pesquisa em Física e sobre alguns cursos do IFSP-Caraguatatuba como a Licenciatura em Física, a Licenciatura em Matemática e a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em seguida, ele apresentou o conferencista Paulo Flávio Massaro Duque, a sua formação acadêmica e a sua carreira profissional. Paulo Flávio é graduado em Física e possui pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP, além de diversos cursos em universidades e empresas no Brasil e no exterior (Vanderbuilt University, Cambridge University, École du Management, Sloan School of Management, MIT, Compuware Corporation, CA Technologies, entre outras). Ele também exerceu a profissão de professor universitário em diversos momentos de sua carreira.

Imagem 3 - Início da apresentação de Paulo FlávioImagem 3 - Início da apresentação de Paulo Flávio

O físico Paulo Flávio está atualmente terminando um livro (na forma de ebook), cujo título é exatamente “Inteligência Artificial para Pessoas Reais”, no qual procura sistematizar os conhecimentos e a experiência adquiridos ao longo da sua carreira profissional. Este seminário abordou alguns dos temas incluídos nesta obra. No início da apresentação o conferencista procurou refletir um pouco sobre o conceito de inteligência e sobre o que significa “ser inteligente”. Um destaque especial foi dado para algumas obras de ficção científica que trataram da questão da Inteligência Artificial no seu enredo, como o filme clássico “2001 – Uma odisseia no espaço”, do diretor Stanley Kubrick. Paulo Flávio também discorreu, em sua apresentação, sobre a questão da memória, sobre as relações da computação com a lógica e a matemática, sobre os diferentes tipos de Inteligência Artificial e sobre a história da computação.

Imagem 4 - Início do ebook de autoria de Paulo FlávioImagem 4 - Início do ebook de autoria de Paulo Flávio

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao físico Paulo Flávio Massar Duque pelo excelente seminário que foi ministrado. Os participantes que assistiram a transmissão dessa webconferência puderam participar, por meio de perguntas, que foram feitas por meio do chat do YouTube. O vídeo desta web-conferência e outros vídeos com atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no clicando aqui.

Este seminário foi divulgado previamente no portal “Pion” da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por um boletim informativo disponível aqui. Os organizadores deste seminário agradecem muito o professor Leonardo Sioufi que foi fundamental para que esta divulgação pelo site da SBF acontecesse.

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio fundamental de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que em 2020 foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” do IFSP-Caraguatatuba sob a coordenação pelo professor Ricardo Plaza. Vinicius Carvalho Rosa ajudou decisivamente no uso e na gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta web-conferência e a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Imagem 5 - Vinicius Carvalho RosaImagem 5 - Vinicius Carvalho Rosa

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física e de outros cursos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação, computação e geologia. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.