Seminário no IFSP-CAR tratou das notícias falsas e das agências de checagem

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 14h30 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 14h30

Na tarde de 16 de julho de 2021, sexta-feira, a partir das 17h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Notícias falsas e agências de checagem” e foi ministrado por Julia de Jesus Santos. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. A coordenação deste evento foi realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente é também o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido pelo estudante Vinicius Carvalho Rosa. Devido ao fato destes seminários estarem sendo realizados no final das tardes de sextas-feiras eles são denominados “Sextou com Ciência”.

Julia de Jesus SantosJulia de Jesus Santos

Diversos estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de Licenciatura em Física, e interessados pelo assunto da comunidade externa ao IFSP, participaram deste seminário, assistindo-o pela transmissão simultânea que foi feita pelo YouTube. O vídeo, na íntegra, desta transmissão, com 1 hora e 16 minutos de duração, ficou gravado e pode ser assistido por qualquer pessoa no link <https://www.youtube.com/watch?v=iqNrXs9yfyk&t=1051s>.

Professor Ricardo Plaza, Julia e ViniciusProfessor Ricardo Plaza, Julia e Vinicius

No início do evento, o professor Ricardo Plaza explicou um pouco acerca do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e da importância dos seus seminários para que pesquisadores, em especial bolsistas de iniciação científica, tornem públicos os resultados de suas pesquisas. Ele lembrou que este grupo de pesquisa está regularmente cadastrado no CNPq e guarda uma forte relação com o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que funciona no período noturno, tem duração de 4 anos e conta com 40 vagas que são ofertadas anualmente. Em seguida, foi apresentada a conferencista Julia de Jesus Santos que é aluna do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC-EM (fomentada pelo CNPq) do projeto de pesquisa “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação” sob a orientação do próprio professor Ricardo Plaza.

Slide da apresentação de JuliaSlide da apresentação de Julia

Julia em seu seminário explicou que as fake news sempre existiram na história da humanidade, mas que nos últimos anos, com o advento da internet a capacidade de disseminação de notícias falsas se ampliou muito, como acontece por meio do Facebook e do Whatsapp, por exemplo. Durante a apresentação ela discorreu sobre sete diferentes tipos de fake news: contexto falso, conteúdo manipulado, conexão falsa, conteúdo impostor, conteúdo enganoso, conteúdo fabricado e sátira ou paródia.

Ao final da apresentação foram lidos tanto comentários feitos pelo público por meio do chat do YouTube, quanto perguntas que foram respondidas pela apresentadora. Vinicius Rosa e o professor Ricardo Plaza mediaram o debate.

O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente à aluna Julia de Jesus Santos pelo excelente seminário que foi ministrado. O vídeo desta web-conferência e de outras atividades educacionais, culturais e científicas similares podem ser acessados no canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para as pessoas interessadas no link https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw.

Esta atividade para acontecer contou com o apoio de Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista (com bolsa PIBIFSP) do projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Docentes e alunos estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, educação científica e computação. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente seminários científicos e eventos educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral.