FÍSICA

Seminário do IFSP-CAR tratou da astrobiologia na educação científica

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 20h12 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 20h13

Em 18 de agosto de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para assistir ao seminário remoto intitulado “Análise do desenvolvimento de um projeto de pesquisa que relaciona Astrobiologia, Educação Científica e Ensino de Física” e que foi ministrado por José Euripedes Bezerra Brito que que é estudante do oitavo e último semestre do curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente da área de Física do IFSP-Caraguatatuba e contou com a participação da Profa. Dra. Jadilene Rodrigues Xavier. Além de diversos alunos dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes também nesta atividade os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Rafael Sorensen do Nascimento e Brenda Colares Conceição, licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba. O evento foi gravado e o vídeo com 2 horas de duração foi disponibilizado no canal “Debate Consciência” do YouTube, podendo ser assistido por qualquer interessado pelo link <https://youtu.be/2b3rGwu-_gw>.

Imagem 1 – José Euripedes Bezerra BritoImagem 1 – José Euripedes Bezerra Brito

José Euripedes Bezerra Brito está, neste mês de agosto de 2023, no último mês de desenvolvimento do seu projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica” com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentação de José EuripedesImagem 2 – Slide inicial da apresentação de José Euripedes

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito ao estudante José Euripedes por ter aceitado ministrar este seminário e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide da apresentação de José EuripedesImagem 3 – Slide da apresentação de José Euripedes

A apresentação de José Euripedes procurou traçar uma trajetória do percurso acadêmico trilhado por José Euripides desde que ingressou no curso de Licenciatura em Física em 2020, passando pela sua experiência como bolsista do PIBID até o desenvolvimento de sua pesquisa de iniciação científica fomentada pela FAPESP. Em particular ele explicou um pouco a respeito de duas webconferências tratando de temas relacionados à astrobiologia, que realizou pelo canal “Debate Consciência” do YouTube e que tiveram como convidados o Prof. Douglas Galante e a Profa. Dra. Carla Martinez Canelo. Ele também explanou sobre os trabalhos que apresentou em congressos acadêmicos durante a graduação, como por exemplo o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Congresso de Inovação Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT) e o Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) do IFSP-Caraguatatuba, bem como sobre as apresentações presenciais que realizou para estudantes de escolas estaduais do litoral norte paulista. Algumas destas atividades produziram dados de pesquisa por meio de questionários que foram respondidos pelos seus participantes: a análise destes dados produziu resultados que foram discutidos nos diversos trabalhos acadêmicos elaborados por José.

Imagem 4 – José, Ricardo, Larissa e Kaua durante o seminárioImagem 4 – José, Ricardo, Larissa e Kaua durante o seminário

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação feita por José Euripedes.

José Eurípedes é autor (juntamente com seu orientador de iniciação científica, professor Ricardo Plaza) do artigo publicado na Revista Debates em Educação Científica e Tecnológica – DECT (ISSN: 2236-2150) intitulado “Astrobiologia, Educação Científica e Interdisciplinaridade” e que pode ser lido no link <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1570>. Pela avaliação do sistema Qualis da CAPES referente ao quadriênio 2017-2020, na área de Ensino este periódico tem conceito A4.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.