FÍSICA

Seminário do Grupo de Pesquisa em Física tratou de experimentos de Galileu

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 16h00 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 16h53

Em 12 de maio de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se reuniu de modo remoto, pela ferramenta Teams da Microsoft, para o seminário “Estudo do plano inclinado de Galileu: Uma reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de física” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Alex Lino. O evento contou com a presença do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e a participação de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, bem como dos professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Larissa Siqueira Vieira, ambos licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil organizado pelo CNPq, cujo link é <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>, e tem como líderes os professores Alex Lino e Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professor Alex LinoImagem 1 – Professor Alex Lino

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito ao professor Alex Lino pela realização do seminário e aos presentes nesta atividade acadêmica por terem enriquecido as discussões que ocorreram.

Imagem 2 –Alex, Larissa e a gatinha Mabel, Kaua e RicardoImagem 2 –Alex, Larissa e a gatinha Mabel, Kaua e Ricardo

A apresentação do professor Alex Lino abordou a física envolvida no experimento do movimento acelerado de uma bolinha rolando para baixo em um plano inclinado, a história da ciência envolvida na realização deste experimento segundo o que foi escrito pelo físico Galileu Galilei (1564-1642) em sua obra “Discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências” e as possibilidades educacionais envolvidas ao tratar este tema em sala de aula.

Imagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Alex LinoImagem 3 – Slide inicial da apresentação do professor Alex Lino

Em particular, o professor Alex tratou do acervo do Museu Galileu localizado na cidade de Firenze (“Florença”, em português) na Itália, e cujo link é <https://www.museogalileo.it/it/>. Outros experimentos e abordagens experimentais propostos por Galileu (como as suas formas de medir intervalos de tempo) também foram tratados neste seminário, que discutiu adicionalmente a questão sobre se Galileu teria realmente realizado na prática o experimento do plano inclinado.

Imagem 4 – Slide apresentado pelo professor Alex LinoImagem 4 – Slide apresentado pelo professor Alex Lino

O professor Alex neste seminário explicou em linhas gerais o trabalho de pesquisa de iniciação científica que orienta envolvendo estudos acerca do experimento do plano inclinado de Galileu; este projeto de iniciação científica foi iniciado por Julia Carbone Carneiro e atualmente é realizado por Carlos Henrique Medeiros Felix da Silva, ambos estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 5 – Experimento do Plano Inclinado no Museu Gaileu em Firenze, na ItáliaImagem 5 – Experimento do Plano Inclinado no Museu Gaileu em Firenze, na Itália

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante a apresentação feita pelo professor Alex Lino e o seminário teve um total de duração de 3 horas. Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados em participar podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem quinzenalmente de modo remoto nas sextas feiras de tarde, a partir das 14h30.