Seminário virtual

Seminário do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-CAR aconteceu de modo virtual

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 11h40 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 11h43

Na tarde de 02 de abril de 2020, quinta-feira, a partir das 14h, aconteceu, de modo virtual, o seminário do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve como tema “Aprendizagem Significativa e Obstáculos Epistemológicos: breve aproximação entre as duas teorias” e foi ministrado pelo Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Devido à pandemia do coronavírus, este seminário ocorreu por meio de videoconferência.

Foto: Professor Alex Lino, com sua filha, Sofia, nos momentos finais de seu seminárioFoto: Professor Alex Lino, com sua filha, Sofia, nos momentos finais de seu seminário

Estiveram presentes nesta videoconferência, participando deste seminário, os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Luis Fernando Viviani Thomazini, além de estudantes de diferentes turmas dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: “Slide” utilizado no seminário do professor Alex LinoFoto: “Slide” utilizado no seminário do professor Alex Lino

Para quem quiser assistir este seminário intitulado “Aprendizagem Significativa e Obstáculos epistemológicos: uma breve aproximação entre as duas teorias”, a gravação em vídeo integral das suas quase três horas de duração foi disponibilizada no youtube e pode ser acessada gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=QwlKOwOq62Y&t=9296s>.

Foto: Professor Ricardo Plaza durante o seminárioFoto: Professor Ricardo Plaza durante o seminário

Durante a sua apresentação, o professor Alex Lino procurou realizar algumas inter-relações entre a teoria de aprendizagem significativa do psicólogo da educação estadunidense David Ausubel (1918-2008) e a noção de obstáculo epistemológico criada pelo filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962).

Foto: Licencianda em física Gabriela Lima de Anchieta Silva, durante o seminárioFoto: Licencianda em física Gabriela Lima de Anchieta Silva, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Rafael Brock Domingos, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Rafael Brock Domingos, durante o seminário

Foto: Licencianda em física Nicoli Rocha Santos, durante o seminárioFoto: Licencianda em física Nicoli Rocha Santos, durante o seminário

Foto: Licenciando em matemática João Pereira Neto, durante o seminárioFoto: Licenciando em matemática João Pereira Neto, durante o seminário

Foto: Licencianda em física Larissa Siqueira Vieira Nogueira, durante o seminárioFoto: Licencianda em física Larissa Siqueira Vieira Nogueira, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Rodrigo Henrique Revelete Godoy, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Rodrigo Henrique Revelete Godoy, durante o seminário

Foto: Licencianda em física Lara Cardoso Nunes da Silva, durante o seminárioFoto: Licencianda em física Lara Cardoso Nunes da Silva, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Kaua Estevam Cardoso de Freitas, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Kaua Estevam Cardoso de Freitas, durante o seminário

Foto: Licencianda em matemática Beatriz Aguida Gomes, durante o seminárioFoto: Licencianda em matemática Beatriz Aguida Gomes, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Higor Felipe Gonçalves de Arruda, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Higor Felipe Gonçalves de Arruda, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Rodrigo de Siqueira Bicudo, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Rodrigo de Siqueira Bicudo, durante o seminário

Foto: Licenciando em física Yeté Abunã Marques Labarca, durante o seminárioFoto: Licenciando em física Yeté Abunã Marques Labarca, durante o seminário

Ao final do seminário, os professores e estudantes presentes nesta videoconferência debateram um pouco a respeito da situação de cada um, durante o isolamento social requerido pela pandemia do coronavírus: muitos relataram que a possibilidade, neste seminário, de estarem se vendo uns aos outros, depois de mais de duas semanas de suspensão das aulas, foi uma experiência revigorante. Todos também reforçaram a importância de manter a quarentena a mais estrita possível para evitar a disseminação da doença e diminuir o número de mortes devido ao coronavírus no futuro.

Foto: Professor Alex Lino, durante o seminário que ministrouFoto: Professor Alex Lino, durante o seminário que ministrou

Docentes e estudantes do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins (tais como a matemática, a astronomia e a história da ciência). Assim sendo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por alunos da Licenciatura em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba.