FÍSICA

Seminário do Grupo de Pesquisa em Física debateu sobre a ética na pesquisa

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h33 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h33

Em 14 de abril de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba se reuniu de modo remoto, pela ferramenta Teams da Microsoft, para debater sobre questões relacionadas à ética em pesquisas envolvendo seres humanos e sobre a Plataforma Brasil. A atividade ocorreu sob a responsabilidade do professor Rafael do Nascimento Sorensen, licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, que organizou os slides apresentados sobre o tema e conduziu a discussão. A organização do evento contou com o apoio do Prof. Dr. Alex Lino e do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ambos docentes da área de Física do IFSP-Caraguatatuba e líderes do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba, que está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, cujo link é <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Esta atividade contou com a participação de diversos alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, bem como dos professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Siqueira Vieira e Barbara Cristine Leone, todos eles licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Professor Rafael do Nascimento SorensenImagem 1 – Professor Rafael do Nascimento Sorensen

O professor Rafael do Nascimento Sorensen é graduado no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba. No período de graduação, ele atuou como bolsista de extensão no programa “Cinedebate e Atividades de Educação Científica e Cultural” e foi bolsista de iniciação científica da FAPESP, no projeto de pesquisa “Ficção Científica e Ensino de Física”, em ambos os casos sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Além disso, ele atuou como bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “A Levitação Acústica: Uma proposta de construção e aplicação no ensino de física” (com bolsa fomentada pelo CNPq), sob a orientação do professor Alex Lino.

Imagem 2 – Pesquisadores presentes na atividadeImagem 2 – Pesquisadores presentes na atividade

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito ao professor Rafael do Nascimento Sorensen por ter aceitado apresentar o tema e conduzir as discussões nesta atividade, de modo a compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Apresentação de Rafael SorensenImagem 3 – Apresentação de Rafael Sorensen

A apresentação do professor Rafael Sorensen abordou a denominada Plataforma Brasil cujo link é <https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf> e tratou de questões específicas da ética na pesquisa em áreas das ciências da saúde e em áreas das ciências humanas, como é o caso da área da educação. Um dos trabalhos sugeridos para um maior aprofundamento sobre o tema foi o artigo “A Ética da pesquisa na educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS no 510/2016” escrito por Jefferson Mainardes e que está disponível para ser acessado e lido no link <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26878>.

Imagem 4 – Slide apresentado por Rafael SorensenImagem 4 – Slide apresentado por Rafael Sorensen

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação feita pelo professor Rafael Sorensen. Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem quinzenalmente de modo remoto nas sextas feiras de tarde a partir das 14h30.