#Exoplanetas

Seminário Discutirá o Estudo de Exoplanetas para o Ensino de Física

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h18 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h19

Título do Seminário: “Estudo de Exoplanetas para o Ensino de Física”

Local: Laboratório de Física (Sala 110) do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

Conferencista: Ryan Nepomuceno Montemor

Dia do Seminário: 20 de agosto de 2019 (terça-feira)

Horário do Colóquio: a partir das 16h15, no período da tarde

Resumo: O projeto em foco neste seminário teve como objetivo investigar conceitos e leis associados ao estudo de Exoplanetas – planetas pertencentes a um sistema planetário distinto ao nosso –, assim como analisar as possibilidades da utilização destes conhecimentos em atividades de ensino de Física e de divulgação científica. Durante a investigação foram elaborados, utilizados e avaliados, em diferentes situações, materiais didático-científicos a respeito do tema, em um trabalho interdisciplinar que promoveu reflexões educacionais em áreas como Física, Astronomia, Biologia, Química e Matemática. As propostas foram estruturadas com o intuito de serem ferramentas motivadoras para o estudo das ciências naturais. Desta forma, foram desenvolvidas palestras e aulas regulares de Física sobre Exoplanetas envolvendo simulações, experimentos, vídeos, atividades teóricas e situações-problemas. A fundamentação do projeto envolveu a leitura e sistematização de artigos, livros, teses e dissertações abrangendo trabalhos voltados para o tema desta pesquisa. O projeto pretende disponibilizar o material didático preparado aos interessados, pela internet.

Ryan Nepomuceno Montemor é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba no qual ingressou em 2018 e bolsista de iniciação científica, com bolsa PIBIC fomentada pelo CNPq, no projeto de pesquisa intitulado “O estudo de Exoplanetas e o ensino de Física e Astronomia”. Em 2018, foi bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Atualmente, trabalha em pesquisas sobre a inserção de tópicos de astrofísica no ensino de física.

Público alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

As atividades deste Seminário são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é científico e educacional.

Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Seminário, basta comparecer ao Laboratório de Física no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Prof. Dr. Alex Lino (docentes do IFSP-Caraguatatuba)

Por favor: ajude a divulgar este evento científico, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp

Por: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira