FÍSICA

Seminário de Grupo de Pesquisa em Física tratou das Ciências da Terra no Ensino

Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2023, 19h45 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 19h45

Em 25 de agosto de 2023, sexta-feira, a partir das 14h30, o Grupo de Pesquisa em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, se reuniu de modo remoto, usando os recursos da ferramenta Teams da Microsoft, para assistir ao seminário intitulado “Trajetória de uma pesquisa sobre Ciências da Terra e Educação Científica” e que foi ministrado por Michele Feitosa de Araujo que é estudante do quarto semestre do curso de Licenciatura em Física pelo IFSP-Caraguatatuba. O evento foi coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou também com a participação do Prof. Dr. Alex Lino e da Profa. Dra. Jadilene Rodrigues Xavier, todos docentes da área de Física do IFSP-Caraguatatuba. Além de diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba, estiveram presentes também nesta atividade os professores Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Siqueira Vieira Nogueira e Rafael Sorensen do Nascimento, que se licenciaram em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 – Michele Feitosa de AraujoImagem 1 – Michele Feitosa de Araujo

Michele Feitosa de Araujo está, neste mês de agosto de 2023, no último mês de desenvolvimento do seu projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica” com bolsa PIBITI do CNPq e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 – Slide inicial da apresentação de MicheleImagem 2 – Slide inicial da apresentação de Michele

O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba agradece muito à estudante Michele por ter aceitado ministrar este seminário e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 3 – Slide apresentado por MicheleImagem 3 – Slide apresentado por Michele

A apresentação de Michele iniciou tratando da sua trajetória acadêmica desde o seu ingresso no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como, por exemplo, foi o caso da sua participação como bolsista do projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, no ano de 2022, antes do início da bolsa PIBITI. Na sequência, a conferencista relatou atividades que implementou durante a sua iniciação científica sobre temas relacionados às Ciências da Terra, como oficinas didáticas, apresentações de divulgação científica e um cinedebate sobre o filme de animação “Wall-E”. Na parte final, ela analisou dados obtidos durante essas atividades, por meio de questionários respondidos pelos seus participantes. Para concluir, Michele teceu algumas considerações finais a respeito de todo o trabalho de investigação que foi realizado.

Imagem 4 – Alex, Michele, Rafael, Kaua, Ricardo e Larissa durante o seminárioImagem 4 – Alex, Michele, Rafael, Kaua, Ricardo e Larissa durante o seminário

Muitas reflexões, comentários e perguntas foram feitos pelos participantes dessa ação durante e após a apresentação feita por Michele.

Atividades como este seminário são realizadas periodicamente no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e os interessados podem procurar os professores Alex Lino e Ricardo Plaza (que são os líderes deste grupo de pesquisa) para saberem como participar das reuniões do grupo que ocorrem de modo remoto nas sextas feiras de tarde.