GRUPO DE PESQUISA

Seminário abordou o uso de questionários em pesquisas no ensino de ciências

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h43 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h44

Na tarde de 31 de outubro de 2019, quinta-feira, a partir das 14h30, aconteceu o seminário mensal do Grupo de Pesquisa em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na sala C104 da instituição. O seminário “A utilização de questionários nas pesquisas de Ensino de Ciências” foi ministrado pelo professor Alex Lino (que é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e contou com o apoio de sua orientada Larissa Siqueira Vieira Nogueira que é estudante do curso de Licenciatura em Física.

Professor Alex antes do início do seminárioProfessor Alex antes do início do seminário

Estiveram presentes assistindo este seminário os professores Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Patricia Teixeira Tavano, Ana Maria Stabelini e Jaqueline Lopes.

Professores Patricia, Ricardo, Alex e JaquelineProfessores Patricia, Ricardo, Alex e Jaqueline

No público que assistiu esse seminário estavam presentes estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba interessados no tema abordado.

Público que assistiu o seminário do professor AlexPúblico que assistiu o seminário do professor Alex

Durante seu seminário, o professor Alex trabalhou com a caracterização da metodologia científica e explicou sucintamente a respeito de alguns tipos de pesquisa, tais como a pesquisa bibliográfica, a pesquisa descritiva e a pesquisa experimental. Além de diversos outros temas abordados, ele explicou como é possível planejar a elaboração de um questionário.

Professor Alex durante o seu seminárioProfessor Alex durante o seu seminário

Ao final, a estudante de licenciatura em física Larissa Siqueira, apresentou uma aplicação prática dos temas abordados na pesquisa que ela está fazendo sob a orientação do professor Alex Lino.

Larissa Siqueira em sua apresentaçãoLarissa Siqueira em sua apresentação

Professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física de modo a refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física e em áreas afins (tais como o ensino de ciências e a história da ciência). Assim sendo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza seminários científicos e oficinas educacionais mensais que podem ser frequentados por alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba e por cidadãos da comunidade externa ao IFSP interessados pelos temas em questão.