SEMINÁRIO ASTROFÍSICA

Seminário Abordou a Astrofísica, a Computação e a Divulgação Científica

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 14h28 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 14h47

Na tarde de 27 de novembro de 2020, sexta-feira, a partir das 15h, aconteceu, de modo virtual, um seminário do Grupo de Pesquisa em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que teve o título “Astrofísica, Computação e Divulgação Científica” e foi ministrado por Vinicius Carvalho Rosa, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba. Devido à pandemia de COVID-19, este seminário ocorreu por meio de videoconferência. O Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba está cadastrado na base de dados de grupos de pesquisa do CNPq e é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino que atualmente também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Vinicius Carvalho Rosa, Durante a Apresentação de seu SeminárioFoto: Vinicius Carvalho Rosa, Durante a Apresentação de seu Seminário

Desde o 1º semestre de 2019, Vinicius Carvalho Rosa é orientado do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira em trabalhos de pesquisa e extensão de divulgação científica relacionados a temas de astrofísica, em especial ao estudo de buracos negros. Este trabalho foi realizado de modo voluntário até julho de 2020. A partir de agosto de 2020, Vinicius se tornou um dos seis extensionistas contemplados com uma bolsa do projeto de extensão “Atividade audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e que é fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Foto: Slide inicial da apresentação feita por Vinicius RosaFoto: Slide inicial da apresentação feita por Vinicius Rosa

No começo do evento, o professor Ricardo Plaza – que coordenou este seminário – fez uma apresentação inicial sobre os temas desta atividade e sobre o trabalho de pesquisa realizado pelo estudante Vinicius Rosa desde 2019 inter-relacionando três vertentes: Astrofísica, Computação e Divulgação Científica. Diversos estudantes do curso de licenciatura em física e de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba, bem como cidadãos interessados do público em geral participaram deste seminário, assistindo-o por meio da transmissão simultânea que foi feita pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, canal este que está disponível para ser acessado clicando aqui . As pessoas que assistiram a transmissão, puderam inclusive participar por meio de perguntas, que foram feitas pelo chat do YouTube.

Foto: Slide sobre buracos negros usado por Vinicius Rosa em sua apresentaçãoFoto: Slide sobre buracos negros usado por Vinicius Rosa em sua apresentação

Durante a sua apresentação Vinicius abordou temas como buracos negros, supernovas, exoplanetas, ciclo de vida das estrelas, lógica de programação, linguagem python e história da computação, bem como explicou acerca do trabalho realizado por cientistas como Newton, Einstein, Boole e Turing. Na parte final de seu seminário, Vinicius explanou um pouco acerca das atividades de divulgação científica sobre buracos negros que ele realizou em várias escolas do litoral norte paulista no ano de 2019, acompanhado pelo professor Ricardo Plaza. O vídeo completo (com 2 horas e 22 minutos) com a gravação deste seminário está disponível para ser assistido clicando aqui.

Foto: Slide sobre o crescimento exponencial da computação nas últimas décadasFoto: Slide sobre o crescimento exponencial da computação nas últimas décadas

Esta atividade para ocorrer contou com o apoio de Kaue Marques Barbosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e que também é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” do IFSP-Caraguatatuba. Kaue trabalhou na gestão das ferramentas computacionais que permitiram a realização desta webconferência e a sua transmissão simultânea pelo YouTube.

Foto: Estudante Kaue Barbosa que colaborou com esta atividadeFoto: Estudante Kaue Barbosa que colaborou com esta atividade

Docentes e estudantes da Licenciatura em Física estão engajados no processo de estruturação do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba com o intuito de refletir sobre novos conhecimentos em diferentes campos da física, do ensino de física e em áreas afins, tais como matemática, astronomia, história da ciência, computação e educação. Deste modo, o Grupo de Pesquisa em Física realiza periodicamente diferentes seminários científicos e oficinas educacionais que podem ser frequentados não somente por licenciandos em Física, mas também por estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba e demais interessados, em geral. O Grupo de Pesquisa em Física agradece profundamente ao estudante Vinicius Rosa pelo excelente seminário que foi ministrado.