Licenciatura em Física

Seminário abordará o uso de experimentos de baixo custo no Ensino de Física

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h15 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h16

Título do Seminário: "Experimentos de baixo custo como subsídio para o Ensino de Física"

Local: Laboratório de Física (Sala 110) do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

Conferencista: Kaua Estevam Cardoso de Freitas

Dia do Seminário: 27 de junho de 2019 (quinta-feira)

Horário do Colóquio: a partir das 16h15, no período da tarde

Resumo: A experimentação é uma parte importante no que diz respeito ao Ensino de Física, mas a realidade tem mostrado que geralmente, as práticas que ocorrem na maioria das escolas brasileiras, ainda estão distantes de atividades de experimentação ou de demonstrações práticas de conceitos e leis da Física. Neste cenário, o projeto em foco investigou o uso de experimentos científicos no Ensino de Física e analisou os obstáculos para a implementação de práticas de experimentação e as justificativas existentes para o seu uso, bem como avaliou algumas possíveis formas para superar as dificuldades presentes. O ponto de partida desta investigação foram as ações de ensino, pesquisa e extensão que são periodicamente realizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, sob a coordenação do orientador desta pesquisa (Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira), tanto nas suas próprias instalações, quanto em instituições escolares públicas localizadas nas redondezas: as atividades de divulgação e educação científica que foram propostas e investigadas envolveram o uso de experimentos de Física que foram escolhidos tendo em vista a facilidade ao seu acesso e as possibilidades educacionais no que diz respeito à aprendizagem de diferentes conceitos e leis da Física. Foram elaborados, implementados e analisados materiais didáticos para a estruturação e realização de atividades experimentais em aulas regulares de Física no Ensino Médio. Os textos escritos pelos alunos e os experimentos realizados foram examinados do ponto de vista da aprendizagem que promoveram e da habilidade de argumentação que desenvolveram nos estudantes, a partir de textos escritos pelos estudantes e de observações feitas na escola em que ocorreram as atividades.

Kaua Estevam Cardoso de Freitas é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba ao qual ingressou em 2017 e bolsista de iniciação científica, com bolsa fomentada pela FAPESP, no projeto de pesquisa intitulado “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de Física”, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Em 2017, foi bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Atualmente, trabalha em pesquisas voltadas para o estudo de meios alternativos no Ensino de Física e na Divulgação Científica.

Público alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.
As atividades deste Seminário são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é científico e educacional.

Inscrição:  não é necessário se inscrever para assistir este Seminário, basta comparecer ao Laboratório de Física no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

Responsáveis pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Prof. Dr. Alex Lino (docentes do IFSP-Caraguatatuba)

Por favor: ajude a divulgar este evento científico, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.