SARAU

Sarau Artístico ocorreu durante a Semana Cultural do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h42 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h42

Em 26 de maio de 2023, sexta-feira, pela noite, entre 19h e 22h30, no espaço de convivência em frente à lanchonete, no andar de cima do prédio do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o Sarau Artístico, durante a XI Semana Cultural do IFSP-Caraguatatuba. Esta atividade foi realizada sob a organização do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural”. Os professores Alex Lino e José Roberto Severino Martins Junior participaram do evento, fornecendo apoio para as ações implementadas. Estes três professores lecionam no curso de Licenciatura em Física que liderou esta ação; entretanto além de alunos deste curso, estudantes de diversos outros cursos também participaram do evento tocando músicas ou assistindo às apresentações musicais.

Imagem 1 – Parte do público que assistiu às apresentações do Sarau ArtísticoImagem 1 – Parte do público que assistiu às apresentações do Sarau Artístico

O público presente que assistiu as apresentações foi o mais variado possível desde alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba até membros da comunidade externa.

Imagem 2 – Professores Ricardo Plaza, Alex Lino e José Roberto MartinsImagem 2 – Professores Ricardo Plaza, Alex Lino e José Roberto Martins

O professor Alex Lino em particular coordenou a montagem do telescópio refletor do Laboratório de Física do IFSP-Caraguatatuba perto de uma janela que está virada para a direção da Serra do Mar; para isto ele contou, em particular, com o apoio do licenciando em física Bruno Henrique Torres, dentre outros. Com o uso deste telescópio, durante as apresentações musicais da noite, os presentes puderam admirar a Lua e suas crateras.

Imagem 3 – José Humberto, Getúlio, Thomas, Alex, Brno, José Roberto e RicardoImagem 3 – José Humberto, Getúlio, Thomas, Alex, Brno, José Roberto e Ricardo

Imagem 4 – Interessados esperam a sua vez para olhar para a Lua com o telescópioImagem 4 – Interessados esperam a sua vez para olhar para a Lua com o telescópio

Imagem 5 – Professor de física Rodrigo Bicudo junto ao telescópioImagem 5 – Professor de física Rodrigo Bicudo junto ao telescópio

Imagem 6 – Cidadãos de todas as idades se admiraram ao ver a Lua com o telescópioImagem 6 – Cidadãos de todas as idades se admiraram ao ver a Lua com o telescópio

Imagem 7 – A Lua vista com o telescópioImagem 7 – A Lua vista com o telescópio

Durante este evento a servidora Ana Paula Santos de Figueiredo entregou a Diego Rosa o prêmio por este ter vencido o 6º Concurso Literário do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Imagem 8 – Diego Rosa e Ana PaulaImagem 8 – Diego Rosa e Ana Paula

Durante o Sarau, o estudante universitário Jose Humberto Dias exibiu – tecendo comentários a respeito – algumas fotos que foram tiradas tanto em Caraguatatuba (particularmente na região de Massaguaçu), quanto no centro de São Paulo.

Imagem 9 – José Humberto durante a exibição de suas fotosImagem 9 – José Humberto durante a exibição de suas fotos

Imagem 10 – Foto tirada por José Humberto em MassaguaçuImagem 10 – Foto tirada por José Humberto em Massaguaçu

Vários alunos e membros da comunidade externa tocaram e cantaram diferentes músicas durante a noite do Sarau Artístico.

Imagem 11 – Getulio, Ronaldo, Diego, William e AliciaImagem 11 – Getulio, Ronaldo, Diego, William e Alicia

Imagem 12 – Getulio, William, Ronaldo, Diego e RodrigoImagem 12 – Getulio, William, Ronaldo, Diego e Rodrigo

Imagem 13 – Getulio, Vinius e LucasImagem 13 – Getulio, Vinius e Lucas

Imagem 14 – Alicia, Alex e GetulioImagem 14 – Alicia, Alex e Getulio

É importante destacar também que pouco antes do Sarau começar, ocorreram duas importantes atividades que envolveram duas professores que ministram aulas no curso de Licenciatura em Física: a Profa. Dra. Priscila Enrique de Oliveira ministrou uma aula com práticas de Yoga e a Profa. Dra. Nadjara dos Santos realizou uma apresentação de dança.

Imagem 15 - Professora Priscila Enrique de OliveiraImagem 15 - Professora Priscila Enrique de Oliveira

Imagem 16 - Professora Nadjara dos SantosImagem 16 - Professora Nadjara dos Santos

Atividades culturais como saraus, sessões de cinedebates e conferências, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas pela comunidade de professores e alunos do Curso de Licenciatura em Física, com o intuito de colaborar para a formação de todos os cidadãos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP.