Física

Revista publica artigo de licenciando sobre uso de super-heróis no ensino de Física

Publicado: Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 14h36 | Última atualização em Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 13h41

A Revista eletrônica Ludus Scientia (ISSN: 2527-2624), em seu volume 5, número 1, ano de 2021, entre as páginas 49 e 64, publicou recentemente o artigo intitulado “Super-heróis de histórias em quadrinhos e divulgação científica sobre física”, escrito por Rafael Honório Morais de Oliveira, aluno do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2824>.

Imagem 1 – Rafael Honório Morais de Oliveira e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Rafael Honório Morais de Oliveira e professor Ricardo Plaza

Este artigo teve o propósito de pesquisar atividades de divulgação científica sobre conceitos de Física, a partir do uso de super-heróis, como recurso didático. O resumo deste trabalho acadêmico é: “Este artigo investiga algumas potencialidades didáticas do uso de histórias em quadrinhos com super-heróis em atividades de divulgação científica para trabalhar com conceitos científicos em um contexto educacional. O seu principal objetivo é analisar as formas pelas quais os quadrinhos podem ser utilizados como recurso didático para o ensino de física. Foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre o tema em teses de doutoramento, em dissertações de mestrado, em livros, em artigos de revistas especializadas e em trabalhos apresentados em congressos acadêmicos. Durante esta pesquisa foram estruturadas atividades de divulgação científica sobre conceitos de física associados às características de alguns super-heróis das histórias em quadrinhos; elas foram então realizadas junto a alunos de ensino médio de algumas escolas públicas do litoral norte paulista. As respostas dadas pelos alunos presentes a um questionário ajudaram a compreender melhor questões relacionadas ao uso de histórias em quadrinhos na educação. Os alunos, em suas respostas, se manifestaram de modo otimista acerca do uso das histórias em quadrinhos no ensino de física.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na revista Ludus ScientiaImagem 2 – Início do artigo publicado na revista Ludus Scientia

A Revista eletrônica Ludus Scientia, que pode ser acessada no link <https://revistas.unila.edu.br/relus>, é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG) e tem como objetivo publicar trabalhos da área de educação em ciências que versem sobre o ensino e a aprendizagem de temas relacionados às ciências naturais (Química, Física e Biologia) por meio de jogos e atividades lúdicas.

Imagem 3 – Página da Revista Ludus Scientia em dezembro de 2021Imagem 3 – Página da Revista Ludus Scientia em dezembro de 2021

Rafael Honório Morais de Oliveira, durante o transcorrer do seu curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, desenvolveu várias atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em particular, em 2017 e em 2018, ele foi bolsista extensionista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, quando foram desenvolvidas diversas atividades educacionais de divulgação científica sobre diferentes conceitos de física, usando, como recurso didático, a análise, do ponto de vista da ciência, de certos “poderes” de alguns super-heróis comuns em revistas de histórias em quadrinhos e nas telas de cinema.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história e a filosofia da ciência, a alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.