FÍSICA

Revista publica artigo de Licenciando sobre Ensino de Física de Partículas

Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 08h56 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 09h04

A Revista Iluminart (ISSN: 1984-8625), em seu número 19 de 2021, entre as páginas 98 e 114, publicou em dezembro de 2021 o artigo intitulado “Recursos didáticos para o ensino de física de partículas”, de autoria de Rodrigo Henrique Revelete Godoy, aluno do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/398>. Ele é fruto de pesquisas realizadas pelos dois autores sobre recursos didáticos disponíveis para o ensino de física de partículas.

Imagem 1 – Rodrigo Henrique Revelete Godoy e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Rodrigo Henrique Revelete Godoy e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo analisa as perspectivas para a inserção de tópicos relacionados ao estudo da física das partículas elementares e das interações fundamentais na educação básica. Foi realizada uma análise de diversos recursos didáticos disponíveis para o ensino da física de partículas e do modelo padrão de modo a municiar professores com ferramentas que possam ser úteis em diferentes situações educacionais com alunos com distintos graus de escolaridades. Mais especificamente, foram investigados livros, simulações, aplicativos, jogos, pôsteres, músicas, vídeos curtos, documentários e sites da internet que podem colaborar significativamente para o processo de aprendizagem acerca de conceitos de física de partículas.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista IluminartImagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Iluminart

A Revista Iluminart que pode ser acessada no link <http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart> é uma publicação online do Campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo com ênfase nas áreas de Educação e Ensino, cujos objetivos principais são: divulgar a produção técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino; fortalecer a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos complementares e fundamentais ao ensino; estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Educação e Ensino; contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade. A Revista Iluminart foi fundada em 2008 como uma publicação multidisciplinar e desde então tem contribuído para a divulgação e difusão de conhecimentos das mais diversas áreas. Ela oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Seu atual editor-chefe é o Prof. Dr. Olavo Henrique Menin.

Imagem 3 – Início do site da Revista Iluminart em dezembro de 2021Imagem 3 – Início do site da Revista Iluminart em dezembro de 2021

Rodrigo Henrique Revelete Godoy, durante o seu curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, extensão e ensino, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em particular, em 2017, ele foi bolsista extensionista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, quando foram desenvolvidas diversas atividades educacionais de divulgação científica sobre física de partículas.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação, as interfaces entre cultura e ciência, alfabetização científica e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.