FÍSICA

Revista Publica Artigo de Licenciando em Física Sobre Astrobiologia

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 08h36 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 08h40

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (ISSN 2236-2150), em seu volume 12, número 1, entre as páginas 144 e 171, no ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Astrobiologia, educação científica e interdisciplinaridade” escrito por José Euripedes Bezerra Brito, estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1570.

Imagem 1 - José Euripedes Bezerra Brito e professor Ricardo PlazaImagem 1 - José Euripedes Bezerra Brito e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O principal objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades interdisciplinares do trabalho educacional com tópicos relacionados à área da Astrobiologia, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento da educação científica, principalmente junto a estudantes do ensino fundamental e médio. A sua base de fundamentação teórica foi estabelecida a partir da leitura e síntese de artigos publicados em revistas científicas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros sobre diversos temas associados à área da Astrobiologia. São analisadas as condições de habitabilidade que planetas e satélites precisam ter para abrigar a vida, como a conhecemos, com uma especial ênfase para as propriedades que tornam a água líquida propícia para o desenvolvimento de processos biológicos. São investigados também os fatores que contribuíram para o surgimento e a continuidade da vida na Terra por bilhões de anos. As possibilidades para a inserção de temas de Astrobiologia em atividades de ensino que fomentem a educação científica são também investigadas e avaliadas. São sugeridos recursos didáticos e fontes de informação sobre Astrobiologia e áreas afins para, por exemplo, colaborar com educadores que pretendam elaborar sequências didáticas sobre este assunto.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Eletrônica DECTImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Eletrônica DECT

A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (ISSN 2236-2150), que pode ser acessada no link https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect, é uma revista científica da grande área da educação vinculada a dois programas de pós-graduação, Educação em Ciências e Matemática e Ensino de Humanidades, ambos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e funciona no campus Vila Velha do IFES. Ela tem o foco principal de promover o desenvolvimento da pesquisa sobre educação científica e tecnológica e objetiva, também, contribuir para a divulgação de pensamentos e reflexões sobre o campo conceitual e metodológico do ensino e da formação no âmbito disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, nas diversas modalidades da educação.

Imagem 3 – Página da Revista Eletrônica DECT em julho de 2022Imagem 3 – Página da Revista Eletrônica DECT em julho de 2022

José Euripedes Bezerra Brito estuda no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Neste ano de 2022, ele é bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediados pela internet” (com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza, no qual realiza atividades extensionistas interrelacionando-as às áreas de pesquisa e de ensino.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.