Revista publica artigo de licencianda em Física sobre Ciências da Terra e Ensino
A “Revista Educar Mais” (ISSN: 2237-9185) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), em seu volume 8, ano de 2024, entre as páginas 534 e 552, publicou o artigo intitulado “Possibilidades de usos educacionais de temas relacionados às Ciências da Terra”, escrito por Michele Feitosa de Araujo, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/4046>.
O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo objetiva investigar as possibilidades de uso de temas relacionados às Ciências da Terra em atividades de cunho educacional. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre diferentes tópicos relacionados ao estudo do planeta Terra. Três apresentações presenciais de divulgação científica envolvendo temas de Geologia foram organizadas pelos autores e realizadas em 2022. Foi elaborado um questionário para realizar uma avaliação diagnóstica das concepções dos participantes acerca dos temas tratados nestas apresentações. Este questionário foi respondido por um total de 45 participantes das apresentações realizadas que compuseram um público diversificado, com alunos do ensino médio e de cursos superiores. Os dados obtidos indicam a importância do trabalho, na educação básica, com temas associados ao estudo do planeta Terra, de seus constituintes, da sua história geológica, desde a sua origem até os dias atuais, e dos impactos das ações humanas no nosso planeta. O acesso a uma educação envolvendo conhecimentos de Geologia pode contribuir para uma maior consciência ambiental sobre as consequências de nossas atitudes cotidianas, valorizando o conceito de sustentabilidade.”
A “Revista Educar Mais” (ISSN: 2237-9185), que pode ser acessada no link <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais>, é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul (Campus Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense) em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. Ela tem como objetivo divulgar artigos nas áreas de Ensino e Educação da CAPES. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B3.
Michele Feitosa de Araujo é aluna do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBITI do CNPq) intitulado “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (entre setembro de 2022 e agosto de 2023). Este artigo publicado na Revista Educar Mais é fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido por Michele durante a Iniciação Científica.
Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais