FÍSICA

Revista publica artigo de licenciada em Física sobre História da Astronomia

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 20h19 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 20h19

A “Revista Sapiência: sociedades, saberes e práticas educacionais” (ISSN: 2238-3565), em seu volume 11, número 2, entre as páginas 133 e 158, publicou o artigo intitulado “Considerações acerca de uma webconferência sobre a História da Astronomia das civilizações antigas”, escrito por Amanda Salgueiro de Souza, que é formada no curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/12924>.

Imagem 1 – Amanda Salgueiro e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Amanda Salgueiro e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho tem como objetivo investigar a realização de uma webconferência intitulada “Astronomia das Civilizações Antigas” que foi ministrada pelo professor Marcos César Danhoni Neves, em novembro de 2021, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. Em particular, são examinadas as concepções dos participantes deste evento sobre os assuntos tratados, a partir das respostas fornecidas por 33 participantes que se voluntariaram a responder às questões de um “Formulário Google” cujo link foi fornecido pelo chat da transmissão. Foi feita uma revisão da literatura científica existente sobre os temas centrais desta pesquisa, como a História da Astronomia e o Ensino de Astronomia. Os procedimentos metodológicos utilizados para estruturar e efetivar a webconferência são caracterizados em detalhes. Os resultados desta ação são discutidos na sua relação com trabalhos de pesquisa que pudessem colaborar para a interpretação dos dados. As ferramentas Analytics do YouTube foram usadas para examinar o engajamento participantes. Durante o transcorrer dessa pesquisa evidenciou-se o fato de que a sinergia existente entre a motivação por tópicos de Astronomia e o fascínio exercido pela História das civilizações antigas pode atrair e mobilizar muitos estudantes para o processo de aprendizagem sobre conceitos científicos importantes.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista SapiênciaImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Sapiência

A “Revista Sapiência: sociedades, saberes e práticas educacionais” (ISSN: 2238-3565), que pode ser acessada no link <https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia>, é um periódico de acesso livre com publicação semestral da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Iporá. O seu objetivo é publicar artigos científicos de pesquisadores dos múltiplos campos de saberes e vinculados a distintas instituições de ensino em níveis regional, nacional e internacional, de modo a integrar pesquisas de maneira interdisciplinar para contribuir com a produção de conhecimentos. Ela não cobra dos autores taxa de submissão ou publicação, e aceita artigos e ensaios inéditos que abrangem as seguintes áreas: Humanidades e Linguagens; Ciências da Natureza e Aplicadas; Práticas e Experiências Educacionais. De acordo com o sistema de classificação de Periódicos Qualis da Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, este periódico está atualmente classificado no Webqualis com nível A4.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista Sapiência em 2023Imagem 3 – Imagem do site da Revista Sapiência em 2023

Amanda Salgueiro de Souza, durante a sua graduação em Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “História da astronomia das civilizações antigas e ensino de física”, com bolsa fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) do CNPq. Amanda realizou o seu curso de Licenciatura em Física entre 2019 e 2022.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como ensino de física, divulgação científica, história da ciência, educação científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas como física, astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.