FÍSICA

Revista Publica Artigo de Graduanda Sobre Filosofia da Mente na Divulgação Científica

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 16h31 | Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 16h36

A Revista Mundi Sociais e Humanidades (ISSN: 2525-4774), em seu volume 7, número 1, no ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Filosofia da Mente e Inteligência Artificial em atividades de divulgação científica mediadas por recursos audiovisuais” escrito por Larissy Santos da Silva, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link https://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH&page=article&op=view&path%5B%5D=1760.

Imagem 1 - Larissy Santos da Silva e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Larissy Santos da Silva e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo investiga as interfaces entre filosofia da mente, inteligência artificial e divulgação científica, no contexto educacional. Ele tem como objetivo analisar as possibilidades didáticas do uso recursos audiovisuais, em especial de vídeos de curta duração, em atividades de divulgação científica sobre temas relacionados ao estudo da inteligência artificial e da filosofia da mente. Foi feita uma revisão da literatura científica consolidada atualmente sobre os tópicos desta pesquisa, em teses de doutoramento, dissertações de mestrado, livros, artigos de revistas especializadas e trabalhos apresentados em congressos acadêmicos. Esta revisão serviu para fundamentar o trabalho realizado nesta pesquisa e para situar o atual estado da arte, em termos acadêmicos, das discussões e reflexões acerca de temas como o teste de Turing, o argumento da sala chinesa de Searle e o debate entre Inteligência Artificial forte e fraca. Foi feita também uma ampla investigação de vídeos de curta duração disponíveis em sites como o YouTube e que podem ser usados, no contexto educacional, para o aprofundamento sobre questões, conceitos e controvérsias filosóficas associadas aos estudos sobre estados mentais, computadores e inteligência artificial. Deste modo, a revisão bibliográfica e a revisão videográfica realizadas podem contribuir efetivamente para uma abordagem educacional interdisciplinar ao integrar diferentes áreas do conhecimento, como a computação, a filosofia, a matemática e a física.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Mundi Sociais e HumanidadesImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Mundi Sociais e Humanidades

A Revista Mundi Sociais e Humanidades (ISSN: 2525-4774), que pode ser acessada no link <https://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH>, é um periódico eletrônico de responsabilidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que publica artigos científicos e resultados de pesquisas que articulem temáticas e perspectivas interdisciplinares das áreas das Sociais e das Humanidades. Entre as áreas cobertas estão direito, administração, turismo, economia, arquitetura e urbanismo, desenho industrial, planejamento urbano e regional, demografia, ciência da informação, museologia, comunicação, serviço social, filosofia, teologia, sociologia, antropologia, arqueologia, ciência política, história, geografia, psicologia, arte e educação. Também há a possibilidade de trabalhos em Sociais e Humanidades associados a estudos de outras áreas.

Imagem 3 – Página da Revista Mundi Sociais e Humanidades em julho de 2022Imagem 3 – Página da Revista Mundi Sociais e Humanidades em julho de 2022

Larissy Santos da Silva estuda no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Em 2021, ela foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Filosofia da Mente, Computação e Educação Científica” (com bolsa PIBIFSP fomentada pelo próprio IFSP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza, no qual realizou atividades de pesquisa, de extensão e de ensino que colaboraram para a elaboração e fundamentação do artigo que foi publicado pela Revista Mundi Sociais e Humanidades em 2022.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história e filosofia da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.