ASTROFÍSICA

Revista publica artigo de graduado pelo IFSP-CAR sobre buracos negros

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 11h58 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 11h59

A Revista Exitus da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (e-ISSN 2237-9460), em seu volume 12 do ano de 2022 (e022044), publicou o artigo intitulado “Possibilidades educacionais de uma atividade de divulgação científica sobre buracos negros”, escrito por Vinicius Carvalho Rosa, que se graduou recentemente no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1647>.

Imagem 1 – Vinicius Carvalho Rosa e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Vinicius Carvalho Rosa e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo investiga os resultados de uma atividade de divulgação científica sobre o tema dos Buracos Negros, ocorrida em maio de 2019, junto a alunos de turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. Essa atividade teve o objetivo de que os alunos desenvolvessem uma melhor compreensão científica acerca do conceito de Buraco Negro e de tópicos de astrofísica relacionados. Um ponto central foi refletir acerca da primeira imagem de um Buraco Negro que fora divulgada pela mídia cerca de um mês antes da sua realização, em abril de 2019. Para a elaboração da apresentação foi estudado o modo como o conceito de Buraco Negro se desenvolveu historicamente ao longo de mais de dois séculos. Após a realização da apresentação, um questionário foi respondido por n=40 alunos. A análise das distribuições estatísticas das respostas dadas tornou possível compreender as visões e concepções dos alunos sobre questões relacionadas ao teor da atividade feita. O trabalho realizado permitiu compreender as potencialidades do uso da História da Ciência em atividades de educação científica.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista ExitusImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Exitus

A Revista Exitus da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA (e-ISSN 2237-9460), é um periódico eletrônico de publicação contínua que pode ser acessado pelo link <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/> e que tem como metas incentivar o debate e propiciar a divulgação da produção científica, como veículo de diálogo permanente entre os profissionais da Educação, de modo a contribuir para a difusão do conhecimento nesta área, por meio de temáticas regionais, nacionais e internacionais. A Revista Exitus publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação.

Imagem 3 – Página inicial da Revista Exitus em julho de 2022Imagem 3 – Página inicial da Revista Exitus em julho de 2022

Vinicius Carvalho Rosa estudou no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, onde se graduou no início de 2022. Durante a sua graduação, ao longo do ano de 2021, desenvolveu, o projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP fomentada pelo próprio IFSP) intitulado “Astrofísica e Computação: Interfaces e Possibilidades para a Educação Científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. A ação educacional analisada no artigo publicado pela Revista Exitus foi realizada no primeiro ano do curso de graduação de Vinicius, em 2019, quando ele iniciou o trabalho como orientado voluntário do professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.