Ciências Naturais

Revista publica artigo de aluno da Física sobre reducionismo e emergentismo

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 20h23 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 20h32

A Revista “Ensino & Multidisciplinaridade” (ISSN: 2447-5777), em seu volume 8, número 1, ano de 2022 publicou recentemente o artigo intitulado “Reducionismo, emergentismo e ensino de ciências” escrito por Rodrigo de Siqueira Bicudo, aluno do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18628>.

Imagem 1 - Rodrigo Bicudo e Ricardo PlazaImagem 1 - Rodrigo Bicudo e Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é: “O presente artigo objetivou investigar os significados dos conceitos de reducionismo e emergência no campo científico e o modo como esses conhecimentos podem colaborar para atividades educacionais. Diferentes disciplinas podem empregar esses conceitos para estimular o debate científico e o uso de argumentos lógicos. O debate em torno dessa dualidade gerou defensores de ambos os lados, principalmente a partir dos anos 1970, entretanto a sua natureza filosófica não se limita a uma discussão apenas no âmbito acadêmico; também tem consequências para a área da educação. Assim, é importante explorar a possibilidade de usar os desdobramentos dessa questão como temas centrais em atividades de ensino. Trabalhos relevantes foram selecionados e examinados do ponto de vista dos conhecimentos que agregavam para a fundamentação teórica de ações de caráter didático. Foi realizada uma pesquisa na internet por meio de determinados descritores no site de busca Google Acadêmico para estimar de modo aproximado o volume de pesquisas em algumas subáreas específicas consideradas ao longo desta investigação. Foi constatado que há mais pesquisas sobre reducionismo na biologia do que em outras disciplinas, bem como que se tem mais trabalhos acerca da origem da vida do que da origem da consciência.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Ensino & MultidisciplinaridadeImagem 2 – Artigo publicado no site da Revista Ensino & Multidisciplinaridade

A Revista “Ensino & Multidisciplinaridade” (ISSN: 2447-5777), que pode ser acessada no link <http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade>, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cuja missão é divulgar produções científicas resultantes de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. Essa revista aceita manuscritos originais escritos nos idiomas português e espanhol. Os artigos publicados por esse periódico eletrônico são de acesso gratuito a qualquer interessado.

Imagem 3 – Página da Revista Ensino & Multidisciplinaridade em setembro de 2022Imagem 3 – Página da Revista Ensino & Multidisciplinaridade em setembro de 2022

Rodrigo de Siqueira Bicudo estuda no oitavo semestre do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, e está desenvolvendo, atualmente, o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Alfabetização científica, aprimoramento da percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza e com fomento da FAPESP para a sua bolsa.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.