PESQUISA

Revista publica artigo de aluna do IFSP sobre IA e Filosofia da Mente na Educação

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 11h14 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 14h32

A RECITE – Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (ISSN: 2525-3522; E-ISSN: 2596-058X), em seu volume 6, número 2, entre as páginas 47 e 63, ano de 2021, publicou em 15/12/2021 o artigo intitulado “Inteligência Artificial e Filosofia da Mente na Educação” de autoria de Larissy Santos da Silva, aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/213>. Ele é fruto de pesquisas realizadas pelos dois autores sobre o modo como conceitos de áreas associadas ao estudo da Inteligência Artificial (IA) e da Filosofia da Mente podem ser úteis do ponto de vista educacional.

Imagem 1 – Larissy Santos da Silva e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Larissy Santos da Silva e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como finalidade investigar as possibilidades de inserção de temas relacionados ao estudo da Filosofia da Mente, da Inteligência Artificial e da História da Computação na área da educação. Em particular são analisados os impactos de uma atividade educacional em torno desses temas e que foi realizada junto a alunos de um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), de modo remoto, em dois momentos distintos, em 2020 e em 2021. As impressões dos alunos participantes sobre esses tópicos foram mensuradas por meio das respostas dadas por eles para um questionário com perguntas fechadas e abertas, elaborado para poder analisar as concepções prévias que eles trazem sobre conceitos dessas áreas. A sistematização dos dados obtidos, a partir das respostas fornecidas a um “Formulário Google”, produziu tabelas e gráficos que permitiram compreender a influência significativa que a cultura popular, particularmente as obras de ficção científica, exerce sobre o imaginário das pessoas quando se trata de pensar sobre o futuro da computação e da evolução da relação entre máquinas e humanos.”

Imagem 2 – Página da RECITE com o artigo publicadoImagem 2 – Página da RECITE com o artigo publicado

A “RECITE – Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação”, que pode ser acessada no link <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte>, do Centro Universitário Carioca (UniCarioca), disponível de modo online, é uma publicação do Programa de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE). Seu objetivo principal é a divulgação de pesquisas na área de Ciência, Tecnologia e Design aplicados à Educação. A Revista aceita artigos originais e revisões bibliográficas e/ou sistemáticas que abordam o uso, a avaliação e a ressignificação das novas tecnologias digitais na Educação e áreas afins, incluindo diferentes modalidades da educação como informal, não formal e formal, bem como a formação inicial e continuada de professores para tal. Ela oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Imagem 3 – Site da RECITE em dezembro de 2021Imagem 3 – Site da RECITE em dezembro de 2021

Larissy dos Santos Silva, durante o seu curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza: em particular, ela foi bolsista em 2020 do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” e em 2021 do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) “Filosofia da mente, computação e educação científica”, em ambos os casos, orientada pelo professor Ricardo Plaza. A análise dos resultados das atividades de ensino e divulgação científica realizadas no âmbito desses projetos redundaram no presente artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação, as interfaces entre cultura e ciência, alfabetização científica e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.