FÍSICA

Revista Interfaces da UFMG Publica Artigo de Licenciado em Física pelo IFSP-CAR

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h29 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h35

O periódico “Interfaces – Revista de Extensão da UFMG” (ISSN: 2318-2326), em seu volume 11, número 1, ano de 2023, entre as páginas 50 e 69, publicou recentemente o artigo intitulado “Análise de uma atividade de divulgação científica na forma de webconferência sobre astrofísica de galáxias”, escrito por Higor Felipe Gonçalves de Arruda, graduado no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado ( Disponível clicando aqui ).

Imagem 1 – Higor de Arruda e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Higor de Arruda e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho tem como objetivo examinar a experiência da realização de uma webconferência sobre Astrofísica de Galáxias, que foi ministrada pelo professor Alexandre Zabot, em 21 de outubro de 2021, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” no YouTube. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, a partir da revisão da literatura científica existente, são discutidas questões concernentes à Astrofísica de Galáxias, à Divulgação Científica e ao Ensino de Física. São descritos em detalhes os procedimentos metodológicos utilizados no planejamento e na realização da webconferência investigada. Os resultados dessa ação são discutidos por duas perspectivas: pelo exame dos dados estatísticos da gravação em vídeo da webconferência obtidos a partir do YouTube Analytics e pela análise das respostas dadas por 31 participantes do evento que, de forma voluntária, responderam a um questionário disponibilizado durante a transmissão, pelo link de um “Formulário Google”. Os dados obtidos são descritos e interpretados, tendo em vista a literatura de referência existente sobre os temas tratados. A realização dessa webconferência permitiu compreender a importância, para a educação científica, do trabalho com temas de astronomia na divulgação científica e no ensino de Física.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista InterfacesImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Interfaces

O periódico “Interfaces – Revista de Extensão da UFMG” (ISSN: 2318-2326), que pode ser acessado no link <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG), dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional e que tem como objetivos contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade, bem como colaborar com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais e com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES ( Disponível clicando aqui ), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B3.

Imagem 3 – Página da Revista Interfaces da UFMG em julho de 2023Imagem 3 – Página da Revista Interfaces da UFMG em julho de 2023

Higor Felipe Gonçalves de Arruda finalizou em 2022 o seu curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Entre junho de 2021 e maio de 2022, ele desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, fomentado com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.