Revista Iluminart publica artigo sobre Buracos Negros e Divulgação Científica
O periódico “Iluminart” (de responsabilidade do IFSP-Sertãozinho e com ISSN: 1984-8625), em seu volume 23, ano de 2024, entre as páginas 53 e 68, publicou o artigo intitulado “Ações de divulgação da ciência tendo os buracos negros como eixo temático”, escrito por Kauê Marques Barbosa, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/470>.
O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho examina duas ações de divulgação da ciência utilizando os buracos negros como eixo temático. Essas atividades de caráter extensionista foram realizadas em duas escolas públicas estaduais situadas na cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, no mês de outubro de 2019. Seus objetivos principais foram despertar nos jovens que assistiram as apresentações o interesse por temas relacionados a áreas científicas, como é o caso da Astrofísica, bem como colaborar para desenvolver junto a estes jovens uma visão mais realista acerca de como a ciência produz conhecimentos, a partir dos métodos específicos para isto e de evidências experimentais que são usadas para corroborar teorias acerca de determinados fenômenos da natureza. Após a descrição da metodologia utilizada na organização e realização das duas atividades de divulgação científica em foco neste trabalho, os seus resultados são examinados e as concepções dos estudantes sobre os temas tratados são discutidas. De modo geral, os dados apontaram que os buracos negros, até pelo fato de fazerem parte de modo crescente da cultura popular, se mostram como um excelente eixo temático para aprofundar o estudo de conceitos científicos, sobretudo aqueles relacionados à física.”
A revista científica “Iluminart” (ISSN: 1984-8625), que pode ser acessada no link <http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart>, é uma publicação online do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), cujos objetivos principais são: divulgar a produção técnica e científica nas áreas de Educação e Ensino; fortalecer a perspectiva da pesquisa e da extensão como elementos complementares e fundamentais ao ensino; estimular o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais das áreas de Educação e Ensino; contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade. Ela foi fundada em 2008 e atualmente seu editor-chefe é o Prof. Dr. Olavo Henrique Menin. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.
Kauê Marques Barbosa é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Ao longo de 2020, no primeiro ano da pandemia de COVID-19 ele foi bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” sob a coordenação do professor Ricardo Plaza e com recursos fomentados pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Neste contexto, Kauê colaborou de modo fundamental para a criação do canal “Debate Consciência” do YouTube (cujo link é <https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921>) que conta com cerca de 95 webconferências, até abril de 2024, sobre os mais variados temas e com especialistas nas diversas áreas do conhecimento tratadas. Os vídeos destas webconferências estão disponíveis para serem assistidos de modo gratuito por qualquer interessado. Este canal do YouTube se transformou em um meio eficaz para a realização de atividades de divulgação científica no contexto da necessidade de afastamento social provocada pela pandemia de COVID-19.
Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordado temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais