FÍSICA

Revista do Professor de Física da UnB Publica Artigo de Licenciado pelo IFSP-CAR

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h07 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h14

A “Revista do Professor de Física”, em seu volume 5, número 2, ano de 2021, publicou recentemente o artigo intitulado “Possibilidades do uso de obras de Ficção Científica no Ensino de Física” de autoria de Rafael do Nascimento Sorensen, que se formou recentemente no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido clicando aqui.

Imagem 1 – Rafael Sorensen e Professor Ricardo PlazaImagem 1 – Rafael Sorensen e Professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem por finalidade analisar o uso de filmes e livros de ficção científica como recursos auxiliares para o ensino de física. Foram avaliadas diferentes possibilidades de inserção da ficção científica para estimular a motivação pela aprendizagem de temas científicos, bem como na contextualização de conceitos científicos em atividades educacionais abordando conteúdos relacionados tanto à física básica, quanto à física moderna e contemporânea, que estão presentes no currículo das escolas de ensino médio e em disciplinas de cursos superiores das áreas das ciências exatas. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito de trabalhos de pesquisas já realizadas acerca desse tema no Brasil e em outros países. Foi feito também um estudo sobre a história da ficção científica, em busca de obras bibliográficas e cinematográficas com um potencial para serem utilizadas no contexto do ensino de física. Algumas obras de ficção científica foram escolhidas tendo em vista a potencialidade de utilização para auxiliar no ensino de física e na divulgação científica, além da possibilidade de incentivar jovens talentos para carreiras científicas. Atividades de divulgação científica e oficinas didáticas foram realizadas, em 2018, para alunos de diferentes graus de escolaridade, e analisadas a partir de seus resultados. A pesquisa realizada permitiu conhecer os pensamentos, as concepções e o repertório de conhecimentos dos alunos no que diz respeito à ficção científica.”

Imagem 2 – Início do Artigo Publicado na Revista do Professor de FísicaImagem 2 – Início do Artigo Publicado na Revista do Professor de Física

A Revista do Professor de Física (ISSN: 2594-4746), que pode ser acessada clicando aqui, da Universidade de Brasília (UnB), é um periódico científico quadrimestral, disponível de modo online. Ela foi criada com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Ensino de Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas ao Ensino de Física com a característica de propiciar uma relação mais direta entre o conhecimento produzido em Instituições de Ensino Superior e a atuação cotidiana do professor de Física em sala de aula. O conteúdo da revista é disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização e divulgação do conhecimento.

Imagem 3 – Página da Revista do Professor de Física em Setembro de 2021Imagem 3 – Página da Revista do Professor de Física em Setembro de 2021

Rafael do Nascimento Sorensen, durante o seu curso de Licenciatura em Física no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que ele iniciou em 2017 e concluiu em 2021, desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza: em particular, ele foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ficção Científica e Ensino de Física”, com bolsa da FAPESP, entre os anos de 2018 e 2019; os resultados desse trabalho de investigação redundaram no presente artigo.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.