ENSINO

Revista Conhecimento & Diversidade publica artigo de licencianda em Física

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h14 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h15

A Revista Conhecimento & Diversidade (eISSN: 2237-8049), em seu volume 15, número 40, ano de 2023, entre as páginas 1 e 27, publicou o artigo intitulado “Análise das possibilidades educacionais do tema das mulheres negras na matemática”, escrito por Livia Jeniffer Faria da Silva, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo foi publicado na língua inglesa (o título original em inglês é “Analysis of the educational possibilities of the theme of black women in mathematics”) e pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link < <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/11065>.

Imagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Livia Jeniffer Faria da Silva e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico (na sua tradução para o português) é o seguinte: “O presente artigo examina a experiência da realização de uma apresentação educacional de divulgação científica sobre a participação de mulheres negras ao longo da história da matemática, para alunos de ensino médio que visitaram o Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em 29 de maio de 2023. Desta forma, este trabalho articula pesquisa, ensino e extensão, de modo interdisciplinar, com o intuito de examinar as possibilidades pedagógicas do eixo temático das mulheres negras na matemática. Para fundamentar a investigação foi realizada uma revisão teórica sobre esta temática, por meio da busca de trabalhos acadêmicos a respeito, usando, para isto, a ferramenta “Google Acadêmico”. Um questionário, que foi elaborado para averiguar as concepções dos presentes sobre os temas abordados, foi respondido por 15 estudantes de ensino médio que assistiram à apresentação. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do conceito de interseccionalidade que leva em conta as identidades de gênero, raça e classe quando se investigam as trajetórias das mulheres negras que se dedicam profissionalmente à matemática, como pesquisadoras e educadoras.”

Imagem 2 – Início do artigo no site da Revista Conhecimento & DiversidadeImagem 2 – Início do artigo no site da Revista Conhecimento & Diversidade

A Revista Conhecimento & Diversidade - RCD (eISSN: 2237-8049), que pode ser acessada no link <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade>, é uma publicação eletrônica acadêmica e científica do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro que prioriza artigos sobre educação e ensino, publicando pesquisas que elucidam os processos de aprendizagem e as maneiras pelas quais as tecnologias, práticas instrucionais e ambientes podem ser projetados para apoiar o aprendizado em diferentes contextos, nacionais e internacionais. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Imagem do site da Revista Conhecimento & DiversidadeImagem 3 – Imagem do site da Revista Conhecimento & Diversidade

Livia Jeniffer Faria da Silva, em 2023, durante o primeiro ano do seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática”, fomentado com bolsa PIBIFSP.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.