Física

Revista científica publica artigo de licenciado em Física pelo IFSP-CAR

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 17h34 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 17h34

O periódico “Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - RECeT” (ISSN: 2675-9098), em seu volume 4, número 1, ano de 2023, entre as páginas 3 e 23, publicou recentemente o artigo intitulado “Divulgação científica e física de partículas”, escrito por Rodrigo Henrique Revelete Godoy, que se graduou no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2065>.

Imagem 1 – Rodrigo Godoy e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Rodrigo Godoy e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho investiga as possibilidades existentes para atividades de extensão de divulgação científica envolvendo a física das partículas elementares, bem como os conhecimentos dos alunos acerca deste assunto. Foi feita uma extensa revisão bibliográfica da literatura científica existente, em dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros voltados para a difusão da ciência, artigos de revistas científicas e trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, sobre atividades de ensino e divulgação científica acerca de física de partículas para fundamentar a estruturação de atividades educacionais com essa temática que foram realizadas para alunos da educação básica de escolas públicas do litoral norte paulista ao longo do ano de 2017. Os resultados destas atividades ajudam a compreender melhor os modos como podem ser implementadas apresentações sobre física de partículas para diferentes tipos de públicos. Nas ações feitas e que foram objeto de investigação durante essa pesquisa, diversos alunos manifestaram um expressivo interesse pelo estudo da área de física de partículas.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da RECeTImagem 2 – Início do artigo publicado no site da RECeT

O periódico “Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - RECeT” (ISSN: 2675-9098) que pode ser acessado no link <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet>, é uma publicação eletrônica, de acesso aberto, do Instituto Federal de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) com o objetivo de contribuir para as discussões referentes aos estudos da área de Ensino, bem como para o intercâmbio e a divulgação de pesquisas e estudos de pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras, em prol do desenvolvimento social e cultural. As edições destinam-se à divulgação de artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas, relatos de experiência, entrevistas, e resenhas de livros ou de dissertações e teses. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B3.

Imagem 3 – Página da RECeT em setembro de 2023Imagem 3 – Página da RECeT em setembro de 2023

Em 2017, durante o seu primeiro ano no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Rodrigo Henrique Revelete Godoy foi bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, com bolsa fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Ao longo da execução deste projeto, Rodrigo realizou várias atividades de ensino e de divulgação científica sobre física de partículas; a investigação feita acerca destas atividades redundou no artigo publicado pela “Revista de Educação, Ciência e Tecnologia - RECeT”.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.