Início > O que é? > Notícias > Reunião de professores e estudante do IFSP-CAR no Quilombo da Caçandoca

Reunião de professores e estudante do IFSP-CAR no Quilombo da Caçandoca

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 08h55 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 08h55 | Acessos: 1285

No dia 30 de outubro de 2018 os professores Maria do Carmo Cataldi Muterle, Francisco Fabbro Neto e Samara Salamene, do IFSP Câmpus Caraguatatuba, junto com o aluno Renan Santos de Araújo, do Curso Técnico em Meio Ambiente do câmpus, compareceram ao Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba, para participarem de uma reunião com membros da comunidade. Além dos representantes do IFSP e do quilombo, estava presente na reunião a bióloga Marlene Lopes Almeida. A professora Samara realizou uma roda de conversa sobre “Consciência ambiental e a importância dos mangues”. Os quilombolas destacaram quais os principais problemas ambientais enfrentados pela comunidade na Praia da Caçandoca, entre eles a poluição do manguezal. Os professores fizeram apontamentos e deram sugestões de como a comunidade poderia mitigar ou até mesmo solucionar os problemas a curto, médio e longo prazo. O professor Francisco verificou o interesse da comunidade para organizar e ministrar uma oficina de elaboração de projetos, a ser realizada no próprio quilombo, no próximo ano. Essa oficina capacitará os quilombolas para que eles possam pedir recursos para outras instituições, por meio de projetos, visando à melhoria na sua qualidade de vida.   A professora Maria do Carmo solicitou ajuda para os quilombolas na execução de seu projeto “Manguezal: terra do guaiamu”, onde o aluno Renan, seu orientado e bolsista, deverá realizar uma entrevista com membros da comunidade. Os representantes do quilombo se dispuseram a ajudar o aluno, que necessitará percorrer todo quilombo para coletar os dados para a sua pesquisa.

Reunião realizada no Quilombo da Caçandoca, Ubatuba.

Quilombolas junto com professores e aluno do IFSP-CAR no Centro Comunitário da Caçandoca.

Fonte: Profa. Dra. Samara Salamene