Início > Noticias > Relatório de Atividade - Workshop Replantando Praia Centro

Relatório de Atividade - Workshop Replantando Praia Centro

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 14h14 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 14h23

No dia 23/02/2019 aconteceu a 1ª Semana Praticando Cidadania com o tema “O HOMEM, FRUTO DO MEIO AMBIENTE”, realizado pelo Centro Acadêmico Módulo com parceria ao Instituto MAR ATLÂNTICO e o convite estendeu-se ao IFSP de Caraguatatuba.

Foto: Prof. Johnatan (23/02/2019) – Instituto Mar Atlântico – Praia Centro em Caraguatatuba

Estiveram presentes quase 50 alunos (Centro Acadêmico Módulo e IFSP de Caraguatatuba), para realizar o plantio de 20 mudas de árvores doadas pela SMAAP – Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba.

Foto: Aluna do IFSP - Adriana Capriglione (23/02/2019) – Instituto Mar Atlântico – Praia Centro em Caraguatatuba

Através do convite do Professor Johnatan, onde ministra a Disciplina Gestão Ambiental este convite se estendeu aos seus alunos do Curso Técnico de Edificações. Participantes do evento: Adriana, Larissa, Fernando Rufino, David e Marcos Reis.

Após apresentação sobre a importância e das atividades do Instituto Mar Atlântico, seguimos para o plantio. Dividiram os grupos por área ou escola. Ganhamos duas mudas de espécies diferentes.

1ª – Muda espécie GERIVÁ - é uma palmeira nativa da mata atlântica, no Brasil, podendo ser encontrada também em seus ecossistemas associados, como restingas, florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, florestas estacionais deciduais, ou outras formações florestais como matas ciliares, matas paludosas, e cerrado.

Foto: Aluna do IFSP - Adriana Capriglione (23/02/2019)

Processo do plantio:

O Instituto Mar do Atlântico orientou a localização dos plantios.

1 – Cavamos o buraco: tamanho do buraco maior que o tamanho da raiz;

Foto: Aluna do IFSP - Adriana Capriglione (23/02/2019)

2 – Cobrimos o fundo do buraco com terra misturada com adubo; (fornecida pelo Instituto Mar do Atlântico) - É importante adubar a terra para que a muda cresça e se enraíze mais facilmente no local;

3 – Retiramos a embalagem da muda para não desmanchar a terra que protege a raiz;

4 – Colocamos a muda dentro do buraco (com cuidado);

5 – Preenchemos o restante com adubo e finalmente colocamos areia da praia;

6 – O rapaz do Instituto Mar Atlântico, regou sem encharcar.

Foto: Prof. Johnatan (23/02/2019)

• Realizamos o mesmo procedimento com a outra muda.

Foto: Prof. Johnatan (23/02/2019)

Nós ficamos responsáveis por monitorar as mudas. A muda Maria Jerivá e o Antônio (não conseguimos descobrir a espécie).

• Hoje elas estão assim: 10/03/2019

Foto: Aluna do IFSP - Adriana Capriglione (10/03/2019).

Elas são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Auxiliam na purificação e umidade do ar. Alguns benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos como:

• Purificam o ar;
  • Servem de sombra;
  • Aproximam natureza da população;
  • Revitalizam a área urbana;
  • Retêm a água da chuva;
  • Contribuem a diminuição da temperatura.

“Os brasileiros que realmente querem melhorar o país FAZEM alguma coisa.”
                                                                                                             Prof. Johnatan

Foto: Aluno do IFSP – Fernando Rufino (23/02/2019)

Mensagem autor desconhecido.

Fonte: Adriana Capriglione