Alunos Ingressantes

Recepção dos Alunos Ingressantes de 2021 do Curso de Licenciatura em Física

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 14h42 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 14h51

No dia 29 de abril de 2021, iniciaram-se as atividades do primeiro semestre do ano letivo de 2021 no IFSP campus Caraguatatuba. Neste dia ocorreu a recepção dos calouros do curso de Licenciatura em Física, onde todos os alunos e professores do curso foram convidados a participar.

No início o Prof. Alex Lino, que também é coordenador do curso se apresentou às alunas e aos alunos, desejando-lhes boas vindas à Instituição. Em seguida, com objetivo de apresentar à todas as alunas e alunos o campus Caraguatatuba, tendo em vista o início dos calouros em ensino remoto e a impossibilidade de visita física ao campus, o prof. Alex apresentou o vídeo institucional, que fala sobre a história do Câmpus e tem o depoimento da Diretora Geral, Sra. Juliana Bárbara Moraes, da Profa. Juliana Fernanda Almeida Castro e do Reitor Silmário Santos. Todos os departamentos do IFSP são apresentados nesse vídeo, reforçando a necessidade dos alunos ingressantes em assisti-lo para melhor se inteirarem sobre o que acontece no Câmpus

Em seguida o prof. Alex solicitou às professoras e professores presentes que se apresentassem. E depois às alunas e alunos ingressantes para se apresentarem, deixando aberto o espaço também para os veteranos falarem.

Foto 1 - Momento da reunião em que aparecem alguns alunos e professores do cursoFoto 1 - Momento da reunião em que aparecem alguns alunos e professores do curso

Estiveram presentes nessa reunião mais de 70 pessoas entre alunos e professores.

Após a apresentação de todos o coordenador do curso iniciou uma breve explicação aos alunos dos sistemas principais que são utilizados para as aulas e comunicação. Explicou sobre e-Cad, Suap e a plataforma de aula que os professores mais utilizam que é o Teams. O aluno Rafael Brock, que também é representante discente do colegiado, convidado pelo coordenador, compartilhou sua tela com os alunos para mostrar os primeiros passos de utilização do eCad, do Suap e do teams (plataforma de aulas síncronas). Rafael também explicou aos alunos o procedimento para cadastro do e-mail institucional e cadastro na Microsoft para que todas e todos tivessem acesso à plataforma Teams e pudessem utilizar outros recursos.

Foto 2 - Outro momento da reuniãoFoto 2 - Outro momento da reunião

Em seguida o coordenador do curso chamou os alunos que haviam acabado de se formar o concluir todas as disciplinas a darem um depoimento sobre suas trajetórias ao longo do curso. Os alunos Rafael Sorensen, Diego Corrêa Peres, Rodrigo Revelete Godoy e as alunas Larissa Siqueira Vieira e Lara Cardoso se apresentaram e contaram um pouco sobre as suas jornadas ao longo dos quatro anos do curso. Momento em que foi possível mostrar algumas possibilidades aos alunos ingressantes sobre Ensino, Pesquisa e Extensão e todos os projetos que são desenvolvidos no âmbito do curso e do campus.

O prof. Alex Lino finalizou o encontro agradecendo à todas e todos pela participação.

Autor: Prof. Dr. Alex Lino