Programe como uma garota

Projeto de extensão visita a escola Alcides Galvão

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 14h21 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 14h39

As alunas Bolsistas do projeto "Programe como uma garota", Maria Betânia Vieira e Bianca Bozi, estiveram na escola Estadual Alcides de Castro Galvão nesta segunda-feira dia 29 de novembro, onde ministraram conjuntamente com o Professor Nelson Alves, coordenador do projeto, uma palestra para alunas do ensino médio em que discutiram e demonstraram a importância da participação feminina nas áreas tecnológicas. A palestra é intitulada "Carreiras e profissões para Garotas que adoram Tecnologia".

As bolsistas fizeram a apresentação de vídeos que elas produziram sobre opções de carreiras nas áreas da tecnologia que estão em alta no cenário atual e que proporcionam grandes oportunidades para as estudantes interessadas em ingressar em diferentes carreiras que utilizam a tecnologia.

Imagem 1 - alunas do Ensino médio da escola Alcides que participaram da palestraImagem 1 - alunas do Ensino médio da escola Alcides que participaram da palestra

Esse projeto é de grande importância para demonstrar que a participação feminina nos diferentes setores de Tecnologias vem crescendo expressivamente nos últimos anos mesmo com o mercado da tecnologia sendo historicamente masculinizado e, por isso, tendo ainda um déficit de mulheres nas formações. A voz feminina vem ganhando cada vez mais representatividade e espaço nessas áreas, o que também foi demonstrado as estudantes através de depoimentos de profissionais femininas que já atuam em cargos conceituados em diferentes áreas tecnológicas, servindo de inspiração para as alunas. Estes depoimentos foram obtidos através de entrevistas de mulheres que apoiam o projeto. Os relatos demonstram que as áreas relacionadas à tecnologia podem ser ocupadas também por mulheres, e qual o caminho que elas podem seguir e qual barreiras poderão ultrapassar.

As garotas que participaram da palestra puderam assim conhecer um pouco mais sobre diferentes carreiras tecnológicas e como fazer para ingressar nessas áreas, já que também foram apresentadas as estudantes opções de cursos que o próprio Instituto Federal de São Paulo possui em seus diferentes campus, desde graduações a curso de formação tecnológica e técnica, dentre outras Instituições públicas de ensino, e como fazer para conseguir uma vaga nestas instituições.

Também foram sorteados brindes as estudantes que participaram como canetas personalizadas com os dados do projeto e o site para entrarem posteriormente em casos de dúvidas, e duas canecas “mágicas” personalizadas que já as remetem para o campo da tecnologia, as alunas sorteadas com as canecas foram as estudantes do segundo ano do ensino médio: Keyza e Ana Luisa. Esses materiais foram doados por apoiadoras do projeto.

Imagem 2 - Alunas Keyza e Ana Luisa, ganhadoras das canecas mágicas do projetoImagem 2 - Alunas Keyza e Ana Luisa, ganhadoras das canecas mágicas do projeto

Agradecemos a Escola Estadual Alcides de Castro Galvão pela abertura e todo apoio disponibilizado para a palestra e agradecemos também as estudantes que foram muito participativas durante o evento.

Caso exista interesse em saber mais sobre o projeto ou levar o projeto para sua escola, acesse o site https://garotasadoramtecnologia.net

Autor: Prof.º Nelson Alves Pinto