Início > Noticias > Professora Lisete Arelaro debateu a Educação Pública de Qualidade no IFSP

Professora Lisete Arelaro debateu a Educação Pública de Qualidade no IFSP

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h10 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h11

No dia 05 de junho de 2019, quarta-feira, entre 17h e 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a professora Lisete Regina Gomes Arelaro realizou uma palestra intitulada “Políticas Públicas para uma Educação de Qualidade” para membros das comunidades interna e externa ao IFSP. Esta atividade aconteceu a partir de uma iniciativa da comissão de formação continuada do IFSP-Caraguatatuba.

Lisete Arelaro durante sua palestraLisete Arelaro durante sua palestra

Ao chegar ao IFSP-Caraguatatuba a professora Lisete Arelaro inicialmente se reuniu para conversar com diversos professores e alunos da instituição, antes de ministrar sua palestra no auditório.

Professores Ana Maria, Alexandre, Marta, Lisete, Patrícia, Janice e RicardoProfessores Ana Maria, Alexandre, Marta, Lisete, Patrícia, Janice e Ricardo

Dentre o público que esteve participando desta atividade de formação continuada estiveram professores e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba, alunos de diferentes cursos desta instituição (em especial alunos do curso de Licenciatura em Física) e cidadãos da comunidade externa ao IFSP, em especial professores, supervisores, coordenadores e diretores de escolas municipais de Caraguatatuba.

Pablo Gomes (estudante do IFSP) e professora Lisete ArelaroPablo Gomes (estudante do IFSP) e professora Lisete Arelaro

Antes do início da palestra, o professor Samuel Gomes Duarte que é diretor adjunto educacional do IFSP-Caraguatatuba, deu as boas-vindas a todos os presentes e salientou a importância do tema abordado pela professora Lisete.

Na sequência, a professora Patrícia Teixeira Tavano, que pertence à comissão de formação continuada do IFSP-Caraguatatuba, apresentou a professora Lisete Arelaro, salientando a importância da sua trajetória em defesa da educação pública.

Professora Patrícia Teixeira TavanoProfessora Patrícia Teixeira Tavano

A professora Lisete Arelaro é Doutora em Educação, fez parte da equipe do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no município paulista de Diadema (1993/96 e 2001/02). Ela foi também diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014), Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (FORUMDIR - 2012/2014) e presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA - 2015/2017). Atualmente ela é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP e realiza pesquisas em áreas como Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular.

Parte do público presenteParte do público presente

Durante a sua apresentação, dentre vários pontos destacados, a professora Lisete apontou para a importância de lutar contra retrocessos na área da educação, tais como a diminuição de recursos para programas da educação básica e da educação superior e para pesquisas em Ciência e Tecnologia, e a atuação de grupos fundamentalistas religiosos na aprovação de planos municipais, estaduais e nacional de educação, de modo a excluir questões de diversidade de gênero e sexual.

Professora Lisete Arelaro durante sua apresentaçãoProfessora Lisete Arelaro durante sua apresentação

Atividades educacionais como essas são regularmente organizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, em especial de modo a colaborar para a formação continuada de seus docentes; em casos como este, ela também colabora com a formação de alunos do IFSP e de professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba.