Início > Noticias > Professor ministrou palestra sobre “Ensinar Física e Criar no Ensino de Física”
Licenciatura em Física

Professor ministrou palestra sobre “Ensinar Física e Criar no Ensino de Física”

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 14h54 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 14h55

No dia 05 de abril de 2019, sexta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva (Docente da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI) ministrou a palestra intitulada “Ensinar Física e Criar no Ensino de Física: O que fazemos e o que podemos fazer como professores?”. Esta palestra aconteceu a convite do Prof. Dr. Alex Lino que é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professores João Ricardo e Alex

Esta atividade foi organizada tendo como público alvo os alunos das três turmas do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O seu objetivo foi o de propiciar um debate sobre os objetivos do ensino de física na educação básica e uma reflexão sobre a formação que ocorre nos âmbitos dos cursos de Licenciatura em Física.

Alunos presentes à palestra do professor João Ricardo

Vários professores do curso de Licenciatura em Física estiveram presentes e participaram da palestra ministrada pelo professor João Ricardo. Estes professores acompanharam seus alunos que participaram desta palestra e contribuíram para alguns dos debates que foram provocados pela palestra ministrada.

Professores Edson, Gisele, Luis Fernando, João Ricardo, Alex e Ricardo Plaza, antes do início da palestra

Durante a sua palestra, o professor João Ricardo procurou refletir um pouco sobre como está acontecendo o ensino de física nas escolas de ensino médio e sobre algumas possibilidades de soluções para os problemas encontrados pelos professores.

Professor Alex apresenta o professor João Ricardo aos alunos presentes

Uma ênfase especial foi dada, pelo professor João Ricardo, para a criatividade do professor de Física que tem que ser cultivada desde a sua formação inicial, durante o curso de graduação. Assim, para ele, é importante reinventar as práticas e o trabalho dos professores de física e reconquistar as tarefas que são pertinentes à sua formação.

Professor João Ricardo em sua palestra no IFSP-Caraguatatuba

Ao final, foi dado destaque para o “Espaço InterCiências”, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Itajubá que está aberto para a visita de escolas; ele é bastante interativo e tem como um de seus objetivos ajudar o aluno a aprender de forma lúdica e a despertar a curiosidade por meio de exposições e experimentos de caráter científico. Mais informações a seu respeito podem ser obtidas aqui.

Palestra do professor João Ricardo

Os docentes e alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba agradecem imensamente a presença do professor João Ricardo e as propostas para a inovação no ensino de física que ele semeou em sua apresentação.

Atividades científicas e educacionais como essas são regularmente organizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação dos atuais licenciandos e futuros professores de física.