Capital Improdutivo

Professor Ladislau Dowbor ministrou palestras sobre a era do capital improdutivo

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h53 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h55

No dia 21 de outubro de 2019, segunda-feira, pela manhã a partir das 10h e de noite a partir das 20h, no Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Ladislau Dowbor ministrou duas palestras intituladas “A Era do Capital Improdutivo” no primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. A palestra da manhã ocorreu no auditório e a da noite ocorreu na sala 105.

Foto: Professor Ladislau Dowbor em sua palestra no período matutinoFoto: Professor Ladislau Dowbor em sua palestra no período matutino

Atualmente Ladislau Dowbor é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Para quem quiser conhecer um pouco mais acerca dos trabalhos realizados por ele é possível acessar seu site.

Foto: Público presente na palestra realizada no período matutinoFoto: Público presente na palestra realizada no período matutino

Os temas abordados pelo professor Ladislau Dowbor nessas palestras estão presentes no seu livro “A Era do Capital Improdutivo – A nova arquitetura do poder, sob dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta” lançado em 2017 pelas editoras Outras Palavras e Autonomia Literária e com o apoio da Fundação Perseu Abramo. Esse livro está disponibilizado pelo próprio professor Dowbor em seu site gratuitamente em versão pdf no link.

Foto: Capa do livro “A Era do Capital Improdutivo”Foto: Capa do livro “A Era do Capital Improdutivo”

O contato inicial que convidou o professor Ladislau Dowbor para realizar essas palestras foi feito pela professora Janice Peixer com o auxílio do professor Alexandre Machado Rosa (ambos docentes do IFSP-Caraguatatuba).

Foto: Professores Patricia, Ana Maria, Ladislau Dowbor, Maria do Carmo, Janice e Ricardo PlazaFoto: Professores Patricia, Ana Maria, Ladislau Dowbor, Maria do Carmo, Janice e Ricardo Plaza

A ideia recebeu o apoio de toda a Comissão de Formação Continuada do IFSP-Caraguatatuba (constituída pelos professores Janice Peixer, Alexandre Machado Rosa, Ana Maria Stabelini, Patricia Teixeira Tavano e pela servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins) que engendrou os seus esforços para viabilizar a realização dessas palestras.

Foto: Palestra do professor Ladislau Dowbor no período noturnoFoto: Palestra do professor Ladislau Dowbor no período noturno

Particularmente no período da manhã, o auditório ficou completamente lotado de estudantes interessados em conhecer melhor o raciocínio e os pontos de vista do professor Dowbor em diversas questões econômicas, sociais e políticas.

Foto: Professores Ricardo, Ana Maria, Carlos, Dionysio, Patricia, Rodrigo, Maria do Carmo, Janice e Ladislau DowborFoto: Professores Ricardo, Ana Maria, Carlos, Dionysio, Patricia, Rodrigo, Maria do Carmo, Janice e Ladislau Dowbor

O professor Ladislau Dowbor foi o orientador da dissertação de mestrado da professora Maria do Carmo Cataldi Muterle (docente do IFSP-Caraguatatuba), intitulada “A Educação Básica na Formação do Trabalhador da Indústria no Contexto das Novas Tecnologias” e defendida em 1996.

Foto: Professor Ladislau Dowbor (de costas) ministra palestra no período matutinoFoto: Professor Ladislau Dowbor (de costas) ministra palestra no período matutino

Destas duas palestras participaram estudantes dos mais diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba (ensino médio, cursos técnico, cursos tecnológicos, licenciaturas, engenharia, EJA, etc.) e convidados da comunidade externa.

Foto: Palestra do professor Dowbor da manhã vista a partir dos fundos do auditórioFoto: Palestra do professor Dowbor da manhã vista a partir dos fundos do auditório

Os docentes e alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes agradeceram muito a palestra ministrada pelo professor Ladislau Dowbor e puderam aprender bastante com os temas que foram abordados.

Foto: Público presente na palestra da noiteFoto: Público presente na palestra da noite

É possível ter uma boa introdução a respeito dos trabalhos do professor Ladislau Dowbor pelos seus cursos “Pedagogia da Economia” (Instituto Paulo Freire, 2018) que conta com 15 vídeos de 10 minutos cada um, que podem ser acessados gratuitamente no link e “O Capital Produtivo: o pão nosso de cada dia – Pedagogia da Economia II” (Instituto Paulo Freire, 2019) que conta com 5 vídeos de 15 minutos cada um, que podem ser acessados gratuitamente no link.

O IFSP-Caraguatatuba agradece imensamente o professor Ladislau Dowbor pelas palestras que ministrou neste primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba e que com certeza colaboraram muito com a formação dos alunos e servidores dessa instituição.
Atividades culturais, científicas e educacionais como essas palestras são regularmente organizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus estudantes, quanto de membros da comunidade externa interessados pelos temas em questão.