Início > O que é? > Notícias > Professor e aluno do IFSP realizaram palestra sobre preconceitos na FASS
Educação Científica

Professor e aluno do IFSP realizaram palestra sobre preconceitos na FASS

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 12h49 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 12h51 | Acessos: 1231

Na noite do dia 27 de setembro de 2018, quinta-feira, entre 19h00 e 20h30, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e o licenciando em matemática Diego Bortoleto Licca, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes na Faculdade de São Sebastião (FASS), onde realizaram atividades educacionais com vídeos de curta duração tendo como eixo temático a questão de como superar preconceitos que são ainda disseminados entre uma parte dos cidadãos. Estas atividades de caráter científico foram realizadas com o apoio de Diego Licca que é bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e que é orientado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza e Diego Licca

Estas atividades de ensino foram organizadas a partir do convite feito pela professora Divina de Fátima dos Santos, da FASS, para que representantes do IFSP-Caraguatatuba realizassem uma ação de cunho educacional durante a Semana Institucional da Faculdade de São Sebastião.

Parte do público presente na atividade

Esta atividade (que foi intitulada “Flashmob – Superando preconceitos”) aconteceu no “Auditório Ilhabela” da FASS, dotado de datashow, caixa de som e computador, equipamentos adequados para a exibição dos vídeos que foram apresentados: “In a Heartbeat - Animated Short Film”, “Meu primeiro abraço gay”, “Existe cura gay? – Nerdologia”, “Homossexualidade e a cura gay – Minutos psíquicos”, “No mundo das Crianças não se bate em Mulheres”, “Maus - Desumanização e o Holocausto – Quadro em Branco” e “Família Dinossauros, racismo e xenofobia – Meteoro”. Estes vídeos possibilitaram a realização de reflexões acerca de temas como preconceito, fascismo, empatia e democracia.
Na sequência destes vídeos, ocorreu a palestra sobre diversidade humana (intitulada “Quebrando Tabu: diversidade de gênero na escola”), ministrada pelas professoras Melissa Müller e Carmen Cibelle Theodoro Mendes.

Palestra de Melissa sobre a diversidade humana

O objetivo principal de ambas as atividades foi provocar uma reflexão por parte dos presentes acerca dos preconceitos que ainda estão muito presentes na sociedade brasileira e que vem se manifestando de forma cada vez mais explícita no contexto da realidade vivida pelo país neste ano de 2018.

Diego, Carmen, Ricardo, Melissa e Divina

A equipe do IFSP agradeceu muito à professora Divina pelo convite e pela oportunidade de discutir assuntos tão importantes para a construção de uma nação civilizada em uma instituição de ensino superior.
Estas são atividades culturais e educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de instituições de ensino da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas que desejarem que seus alunos participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.