Construção civil

Professor do IFSP realiza pós-doutorado em Medelín, Colômbia

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 20h19 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 20h24

O Professor Doutor Francisco Fabbro Neto, da área de construção civil do IFSP Campus Caraguatatuba, estará realizando um ano de pós-doutorado em terras latino-americanas, na cidade de Medelín - Colômbia. O pós-doutorado é fruto de um convênio entre duas instituições, a Universidade de Medelín - UdeM e Centro de Ciência e Tecnologia de Antioquia - CTA.

FOTO 1 - Professor Doutor Francisco Fabbro Neto em visita ao Jardim Botânico de MedelínFOTO 1 - Professor Doutor Francisco Fabbro Neto em visita ao Jardim Botânico de Medelín

A UdeM é uma universidade fundada em 1950, e oferece mais cursos de pós-graduação do que os superiores de graduação. Em 2020 a universidade possuía pouco mais de 10 mil alunos matriculados. Em 2021 o Ministério da Educação da Colômbia renovou a Acreditación Institucional de Alta Calidad até o ano de 2027. Atualmente, a UdeM possui 59 convênios internacionais e 25 nacionais.

Por sua vez, o CTA é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelo poder público, academia e setor empresarial, cuja tarefa missionária é promover, articular, transferir e gerar conhecimento científico e tecnológico em benefício das comunidades e territórios onde atua. É uma instituição com mais de 30 anos de experiência no fortalecimento das capacidades das pessoas, organizações e territórios com o propósito de gerar bem-estar na sociedade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

A cidade de Medelín está localizada na Área Metropolitana do Vale do Aburrá - AMVA, e em 1994 criou o Sistema Municipal de Atenção e Prevenção de Desastres. Em 1999 foi criada a Rede Comunitária Hidrometeorológica na AMVA, em 10 localidades críticas e com alto número de emergências, incorporando a contribuição dos moradores de áreas vulneráveis no sistema de monitoramento. Em 2010 se iniciou o monitoramento em tempo real com a criação do chamado Sistema de Alerta Temprana de Medellín y el Valle de Aburrá - SIATA.

FOTO 2 - O transporte coletivo de Medelín possui um sistema integrado entre o metrô e o metrocable (bondinho), permitindo interligar o acesso aos moradores dos morros na periferia até o centro da cidade.FOTO 2 - O transporte coletivo de Medelín possui um sistema integrado entre o metrô e o metrocable (bondinho), permitindo interligar o acesso aos moradores dos morros na periferia até o centro da cidade.

Após quase 30 anos dedicados à gestão dos desastres naturais, a AMVA continua avançando na elaboração de instrumentos de planejamento para este fim. Atualmente, está sendo iniciado a elaboração do chamado Índice de Segurança Hídrica - ISH para bacias hidrográficas de importância estratégica da AMVA, conduzido pelo CTA.

O Professor Doutor Francisco Fabbro Neto atualmente integra a equipe do ISH/CTA em Medelín, e entre 2014/2016 também participou da elaboração do Plano de Segurança Hídrica - PSH de Caraguatatuba, conduzido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. O objetivo da pesquisa de pós-doutorado é comparar o PSH de Caraguatatuba com o ISH/CTA, a fim de incorporar diretrizes de uso e ocupação do solo para promover a gestão pró-ativa dos desastres naturais no litoral paulista. Como os desastres estão diretamente relacionados à vulnerabilidade, se justifica a escolha de um país da América do Sul para a comparação com o caso brasileiro.

O professor agradece à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e também a Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFSP, que por meio do Edital PRO-PRD/CPPD 15/2023 concedeu o afastamento remunerado com contratação de professor substituto, permitindo a realização da pesquisa de pós-doutorado no exterior.