Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Professor do IFSP participa de Workshop Tecnológico na UFABC
Início do conteúdo da página
Workshop

Professor do IFSP participa de Workshop Tecnológico na UFABC

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 13h40 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 13h40 | Acessos: 1003

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu na Universidade Federal do ABC, campus Santo André, o II Workshop @NUVEM, que é um evento interdisciplinar sobre as atividades do núcleo estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM), que trabalha temáticas relacionadas a: sociedades inteligentes; computação extrema; universos integrados; mobilidade conectada e; sensações virtuais.

Esteve presente neste evento representando o IFSP e a cidade de Caraguatatuba, o professor Me. Cesar Augusto Ilódio Alves, apresentando seu trabalho Smart City: Caraguatatuba uma cidade a caminho da inteligência tecnológica a serviço do cidadão, no dia 30 de novembro.

Este trabalho, apresentado é peça de um artigo escrito que relata os caminhos iniciais da cidade de Caraguatatuba, ao emprego do uso tecnológico em prol do beneficiamento da sociedade, uma das bases de um munícipio que busca tornar se inteligente. Cabe deste modo salientar que apesar de há muito o munícipio fazer uso de diversos recursos tecnológicos, estes de fato se voltarem a sociedade como um todo, é o que a possibilita partir rumo a este conceito de Smart City, fato que a atual administração iniciou como trabalhos e algo que foi chamado neste artigo como iniciativas de inteligência urbana, principalmente com a criação de sua Secretaria de Tecnologia da Informação que iniciou seus trabalhos no início de 2018 e a participação em eventos do tema.

A participação no evento, representou uma grande possibilidade de troca de experiências e conteúdos ligados a temática Smart Cities, pois teve entre outros a participação como palestrante de encerramento, a Dra. Danielle Bressiani, da empresa CLIMATEMPO, que trouxe como palestra Smart Cities e Smart Farms (Cidades Inteligentes e Agriculturas Inteligentes).

Fonte: Prof. Me. Cesar Augusto Ilódio Alves

registrado em:
Fim do conteúdo da página