Professor do campus participa de artigo publicado em periódico do grupo Nature

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 16h31 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 16h31

Artigo apresenta um banco de dados de modelos climáticos para o território brasileiro, com dados históricos e futuros, considerando cenários de mudanças climáticas

O Prof. Alan Reis, da área de construção civil do IFSP Caraguatatuba, é um dos co-autores da publicação “CLIMBra – Climate Change Dataset for Brazil”, recentemente publicado pela revista Scientific Data, pertencente ao grupo Nature, um dos mais renomados periódicos do mundo.

O estudo foi liderado pelo pesquisador André Ballarin (Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – EESC/USP) e contou também com a colaboração dos pesquisadores Jullian Souza Sone (Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – EESC/USP), Gabriela Chiquito Gesualdo (Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – EESC/USP), Dimaghi Schwamback (Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – EESC/USP), André Almagro (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS) e Edson Wendland (Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – EESC/USP).

Figura 1 – Logotipo da base de dados CLIMBraFigura 1 – Logotipo da base de dados CLIMBra

O CLIMBra consiste em um banco de dados de 19 modelos climáticos do projeto CMIP6 (Coupled Model Intercomparison Project) voltados ao território brasileiro, considerando diferentes cenários de mudanças climáticas. Tais dados passaram por processos de correção de viés, e estão disponibilizados gratuitamente, tanto em grade quanto em escala de bacia hidrográfica, tendo como referência a base de dados CABra (Catchments Attributes for Brazil). Espera-se que a base de dados seja útil para o desenvolvimento de projetos e estudos futuros na área ambiental, climatológica e de recursos hídricos, que busquem evidenciar o impacto das mudanças climáticas no território brasileiro.

O texto completo do artigo pode ser visto em: https://www.nature.com/articles/s41597-023-01956-z .

Já o banco de dados climáticos, aberto para downloads, pode ser acessado em: https://www.scidb.cn/en/detail?dataSetId=609b7ff93f0d4d1a9ba6eb709027c6ad

Fonte: Prof. Alan Reis (Construção Civil – Caraguatatuba/SP)