Início > Noticias > Professor de Física da USP ministrou colóquio sobre a História da Relatividade
Licenciatura em Física

Professor de Física da USP ministrou colóquio sobre a História da Relatividade

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h20 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h20

No dia 20 de maio de 2019, segunda-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Ivã Gurgel (docente do Instituto de Física da USP) ministrou o colóquio intitulado “A Teoria da Relatividade: Origens Históricas e Impactos na Cultura do Século XX” que foi aberto a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Este colóquio aconteceu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Os bolsistas André da Silva Mendes e Vinicius Amaral Sousa Abrahão destes dois projetos de extensão, bem como diversos outros bolsistas, ex-bolsistas e alunos voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza em atividades de extensão, pesquisa e ensino, ajudaram para que este colóquio ocorresse a contento. A Profa. Dra. Graciella Watanabe (que é docente da Universidade Federal do ABC) esteve também presente acompanhando o colóquio que foi ministrado.

Foto: professores Graciella Watanabe, Ricardo Plaza e Ivã Gurgel

Esta atividade foi organizada a partir de uma conversa inicial realizada entre os professores Ricardo Plaza e Ivã Gurgel, durante as atividades do 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP, que aconteceu no mês de abril de 2019 na Universidade de São Paulo.

Foto: Professor Ivã Gurgel durante seu colóquio

O professor Ivã Gurgel é docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e coordena o “Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos – TeHCo”. Durante o seu doutorado ele realizou um estágio no laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França.

Foto: Público presente ao colóquio

Ao chegar ao IFSP, o professor Ivã Gurgel foi recepcionado pelo professor Ricardo Plaza que o apresentou a diversos dos professores presentes, em particular ao professor Alex Lino (Coordenador do curso de Licenciatura em Física), ao professor Ricardo Maroni Neto (Coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais) e ao professor Samuel Gomes Duarte (Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba).

Foto: professores Graciella, Ivã, Ricardo Maroni, Ricardo Plaza, Samuel e Alex

Estiveram também presentes a este evento os professores Rodrigo Antonio dos Santos, Natália Nassiff Braga e Ana Maria Stabelini que acompanharam alunos de turmas para as quais lecionam a este evento.

Foto: Professores Natália Nassiff, Ricardo Plaza e Rodrigo Santos

Compareceram a este colóquio alunos das três turmas do curso de Licenciatura em Física, além de estudantes de diversos outros cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia Civil e Técnico em Meio Ambiente

Foto: Professor Ivã Gurgel em sua apresentação sobre a Teoria da Relatividade

Este colóquio sobre a Teoria da Relatividade foi uma atividade aberta também para membros da comunidade externa ao IFSP-Caraguatatuba que foram informados a respeito desta atividade por meio de um artigo publicado no site da instituição, convidando os interessados. Este foi o caso, por exemplo, do estudante Phelipe Maahs que faz o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Colônia dos Pescadores.

Foto: professor Ricardo Plaza e estudante Phelipe Maahs

Ao todo, cerca de uma centena de pessoas participaram deste colóquio que fez parte das atividades constituintes da Semana Cultural do IFSP-Caraguatatuba do ano de 2019 que se iniciou precisamente neste dia 20 de maio.

Foto: Alunos assistem a apresentação do professor Ivã Gurgel

No transcorrer deste evento, o professor Ivã Gurgel procurou refletir sobre os motivos que levaram o físico Albert Einstein a propor em 1905 a Teoria da Relatividade Especial. A pergunta que ele procurou responder neste colóquio foi a seguinte: “Por que Einstein se tornou um mito?”

Foto: Professor Ivã Gurgel responde a algumas questões no final de seu colóquio

Basicamente, a apresentação tratou tanto da história conceitual da Teoria da Relatividade (a partir dos conceitos de física), quanto da história contextual desta Teoria (a partir do contexto histórico e cultural da época em que esta teoria foi produzida). Um dos temas abordados foi o eclipse que aconteceu em 29 de maio de 1919 e que está atualmente fazendo 100 anos: as observações de estrelas durante este eclipse, feitas na época por equipes de astrônomos e cientistas tanto na cidade de Sobral (no interior do Ceará, no Brasil), quanto na Ilha do Príncipe (na África), produziram a primeira evidência experimental mais robusta em favor da Teoria da Relatividade.

Foto: Professor Ivã Gurgel juntamente com estudantes do IFSP-Caraguatatuba

Ao final, o professor Ivã Gurgel foi bastante aplaudido pela sua apresentação que segundo diversos depoimentos de alunos presentes, os ajudou muito na compreensão dos fundamentos da Teoria da Relatividade. O professor Ricardo Plaza em particular agradeceu muito o desprendimento e a generosidade do professor Ivã Gurgel em se deslocar de São Paulo para Caraguatatuba para ministrar este colóquio.

Atividades culturais, científicas e educacionais como essas são regularmente organizadas no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos do IFSP e dos demais interessados da comunidade externa ao IFSP. Elas são sempre gratuitas e abertas a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP.