Professor de construção civil se apresentou em Congresso Brasileiro de Extensão

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 16h17 | Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 16h17

Professor da área de construção civil do câmpus apresenta trabalho no 8° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – CBEU 2018.

O professor da área de construção civil do câmpus, Samir Fagury realizou uma apresentação em plenária no 8° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), do artigo intitulado “VISITA TÉCNICA: UMA IMPORTANTE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ENSINOS SUPERIOR E TÉCNICO”, ocorrido entre os dias 28 e 30 de junho, e sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

O artigo

O trabalho, que também tem como autora a professora Elaine Barreto, foi apresentado à área temática da Educação, e apresenta algumas das ações de extensão que são realizadas na área de construção civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba.

Os autores apresentam de forma prática que, no dia a dia das salas de aula no Brasil é percebido que, cada vez mais os docentes fazem uso de novas ferramentas pedagógicas para aperfeiçoar a fixação de conhecimentos e a consequente formação de competências necessárias para cada etapa da vida acadêmica dos estudantes nas instituições de ensino.

Como importante instrumento neste contexto, as visitas técnicas, no âmbito de graduações e cursos técnicos, constituem um complemento motivacional crucial para os estudantes, somando forças às atividades em classe na fixação de conteúdos e também dinamizando a proposta de formação mais completa dos alunos.

A formação competências em níveis médio e superior inevitavelmente passa pelo estabelecimento do elo teoria e prática, gerando um entendimento extremamente salutar no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo e resultados

O Objetivo do artigo foi apresentar uma pesquisa realizada com alunos curso de bacharelado em engenharia civil e do curso técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus Caraguatatuba, sobre a contribuição das visitas técnicas, como ações de extensão, realizadas como parte do processo de formação dos estudantes dos respectivos cursos, tendo como metodologia a aplicação de um questionário digital.

O questionário apresenta questões sobre a experiência vivenciada pelos alunos em visitas técnicas conduzidas pelos autores, colhendo as relevantes informações do público estudantil em questão, visando não só aprimorar as práticas pedagógicas de docência dos autores, mas também registrar e disseminar as informações para as demais áreas de ensino do campus.

Os resultados compilados de modo digital, apresentados graficamente no congresso, demonstram que as visitas técnicas são ferramentas de extrema importância como prática pedagógica, levando-se a conclusão que estas ações de extensão criam de modo pragmático uma coesão entre sala de aula e mercado de trabalho.

O congresso

O CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária) é o maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como objetivo discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, propiciando a discussão sobre os Contextos e Potencialidades da Extensão integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com proposições inovadoras para a sociedade.

O Congresso reuniu professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas das Universidades Brasileiras. É um evento bienal, tendo sido a sua primeira edição realizada em 2002, em João Pessoa-PB. Desde então, cada edição é promovida por uma instituição de ensino com forte atuação na área.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediou o 8° CBEU e apresentou-se uma diversificada programação envolvendo conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e sessões de pôsteres.

Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades foi o tema do 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão que propôs uma discussão sobre a Extensão Universitária na sua relação com a sociedade. Como as universidades, por meio de seus projetos com a participação ativa de seus professores e alunos, têm construído e consolidado a Extensão.

Neste momento histórico que vivemos, o 8º CBEU constituiu-se como um lugar oportuno para expor, discutir e compartilhar idéias e experiências, os contextos e as potencialidades da extensão nas universidades brasileiras. O 8º. CBEU deu continuidade à tradição dos Congressos Brasileiros de Extensão como espaço adequado para formalizar o debate nas diversas áreas de atuação da extensão universitária brasileira.

Fonte: Prof. Samir Costa Fagury