Início > O que é? > Notícias > Prof. Samir palestrou no curso técnico em design de interiores no IFSP Jacareí

Prof. Samir palestrou no curso técnico em design de interiores no IFSP Jacareí

Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 09h52 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 09h52 | Acessos: 1247

No dia 24 de setembro, o professor Samir Fagury, que atua nos cursos técnico em edificações e engenharia civil no Câmpus Caraguatatuba, proferiu a palestra sobre o “Aquecedor solar de baixo curso – modelo didático” aos alunos do curso técnico em design de interiores do IFSP Câmpus Jacareí. A palestra foi organizada pela professora Danielle de Moraes Brandão e pela coordenadora do curso técnico em design de interiores, professora Rosana Silva Vieira Sbruzzi.

A palestra teve como objetivo apresentar a montagem e o funcionamento de um Aquecedor solar de baixo custo no IFSP câmpus Jacareí, objetivando a difusão de conhecimento através de um modelo didático, e também objetivando a instrução e motivação aos docentes, discentes e funcionários do câmpus no tocante à sustentabilidade e a fontes energéticas pouco aproveitadas no Brasil e no Vale do Paraíba.

Histórico

No Brasil, desde a crise energética de 2001, conhecida nacionalmente como época do apagão, diversos segmentos da sociedade passaram a investir em sistemas de energia solar, tanto para economia familiar, como para uma alternativa no caso de novas crises energéticas de origem hídrica. Mas, até pouco tempo, a popularização desses recursos esbarrava no custo elevado.

Em 1992 o ASBC foi idealizado pela organização não governamental (ONG) Sociedade do Sol, e apresentado durante a ECO 92 (que foi uma conferência de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas e realizada de 3 a 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro). O objetivo da ECO 92 foi debater os problemas ambientais mundiais.

Surgia ali uma alternativa, o aquecedor solar de baixo custo (ASBC). O ASBC, que tem o intuito de aquecimento de águas de banho, surge como uma alternativa viável do ponto de vista econômico, apresentando custo de montagem muito aquém de um aquecedor convencional, e gerando uma economia de até 40% na conta de energia, e do ponto de vista de execução e instalação, já que, mediante simples treinamento, o próprio morador pode montar e instalar o sistema ASBC.

A pesquisa

Nesta pesquisa, desenvolvida no Laboratório Integrado de Engenharia Civil (LIEC) IFSP Câmpus Caraguatatuba, foram realizados o projeto, a montagem e a instalação de um ASBC no IFSP Câmpus Caraguatatuba, pelo aluno do curso de engenharia civil Daniel Haddad, tendo o professor Samir como orientador, objetivando a utilização como um modelo didático para diversas disciplinas, e também a motivação público do câmpus em relação a quesitos de sustentabilidade.

Através de apresentações de curta duração, pré-agendadas através dos docentes do câmpus, diversos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma tecnologia barata de amplo impacto na economia familiar. Sendo exposto também durante as apresentações que:

• É possível construir um aquecedor solar com materiais baratos, e de fácil acesso a população.

• Apesar de utilizar matérias recicláveis, o modelo atinge rendimentos satisfatórios, para o uso doméstico.

• Os impactos na economia familiar, principalmente na de baixa renda, são surpreendentes, visto que boa parte da conta de energia, dessas famílias, é decorrente do chuveiro elétrico.

• Os impactos ambientais se reduzem a quase zero, uma vez que a energia solar é infinita e 100% limpa.

Durante a palestra no IFSP Câmpus Jacareí, os alunos participaram da montagem do aquecedor solar e puderam perceber a elevação gradual da temperatura da água na caixa d’água. Diversas ideias foram discutidas ao longo da montagem do aquecedor, inclusive com a participação do professor Prof. Dr. Paulo Alexandre Bronzato Nogueira, Diretor Ajunto Educacional do câmpus; alguns alunos e alunas fizeram várias sugestões de possibilidades de inserção do aquecedor solar de baixo custo em programas sociais no município de Jacareí.

O professor Samir cita que “... a palestra que na verdade é um bate-papo sobre o panorama ambiental no Brasil e no mundo, traz à tona uma visão mais ampla sobre os impactos positivos que os investimentos em energias renováveis podem causar na economia familiar, principalmente nas famílias de baixa renda. Os alunos do instituto Federal têm que se sentir motivados a contribuir de alguma forma para a otimização das fontes de energia renováveis no planeta, e creio que este projeto vem ao encontro deste objetivo”.

Agradecimentos

O professor Samir Fagury agradece a oportunidade de apresentar os resultados das pesquisas na área da construção civil e sustentabilidade desenvolvidas no Câmpus Caraguatatuba à professora Danielle de Moraes Brandão, à coordenadora do curso técnico em design de interiores, professora Rosana Silva Vieira Sbruzzi, demais professores do curso, funcionários e corpo diretivo do IFSP Câmpus Jacareí.

Fonte: Prof. Samir Costa Fagury