Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Dia Mundial do Meio Ambiente

1º Campeonato de Arremesso de Celulares

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 09h49 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 17h50

No dia 09 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os professores Janice Peixer e Alexandre Rosa do IFSP - Câmpus Caraguatatuba organizaram o 1º Campeonato de Arremesso de Celulares. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento, que teve como objetivo chamar a atenção para a importância de descartar corretamente os aparelhos eletroeletrônicos. Todo o material arrecadado foi doado para a Cooperativa dos Recicladores de Caraguatatuba. Foram arrecadados cerca de 150 kg de resíduos tecnológicos.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os produtos eletroeletrônicos e seus componentes devem ter a logística reversa como forma de descarte adequado. Contudo, no Brasil esta ação não tem sido enfatizada pelos fabricantes e vendedores desses produtos. Alguns dos materiais encontrados neles, além de plásticos, são metais pesados como alumínio, arsênio, cádmio, bário, cobre, chumbo, mercúrio, cromo, etc.

Estes resíduos não devem, em nenhuma hipótese, ser depositados diretamente na natureza ou junto a rejeitos orgânicos. O simples contato dos metais pesados com a água dos aterros sanitários incorre em imediata contaminação do chorume e este material, quando penetra no solo, pode contaminar lençóis freáticos e acumular-se nos seres vivos.

As instituições que apoiaram o evento e as quais agradecemos foram: a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, a FUNDACC, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Secretaria Municipal de Educação e a SABESP.

Para 2019, a expectativa é realizar a segunda edição deste Campeonato, envolvendo um maior número de instituições, ampliando a arrecadação de resíduos e aumentando a conscientização da população quanto aos perigos do descarte inadequado de eletroeletrônicos.

Os campeões foram:

Feminino

1º lugar – Ana Júlia Costa

2º lugar – Chandrina Fabris de Souza Alvarenga

3º lugar – Yolanda Rita

Masculino

1º lugar – Bruno Graça da Silva

2º lugar – Luis Henrique Guilherme

3º lugar – Ary Moreira

Alunos do IFSP, campus Caraguatatuba que participaram do evento.

Ao centro, a vencedora na categoria feminina, Ana Julia Costa, que arremessou o celular a 19.50 m de distância.

Ao centro, o vencedor na categoria masculina - Bruno Graça da Silva, que arremessou o celular a 48 m de distância.

Fonte: Profª Dra. Janice Peixer e Profº Me. Alexandre Machado Rosa

registrado em:
Fim do conteúdo da página