FÍSICA

PIBID da Física Realiza Atividades Para Alunos da Escola Colônia dos Pescadores

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 17h02 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 14h01

Nas tardes dos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2021, bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram atividades educacionais de forma remota envolvendo temas de Ficção Científica e conceitos de Física, tendo como público-alvo os alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (fomentado pela CAPES) que tem como objetivo inserir alunos de cursos de licenciatura na realidade das escolas públicas, de modo a colaborar com a tarefa de encontrar soluções para a melhoria da qualidade de ensino destas instituições. Atualmente, há 20 alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba atuando pelo PIBID (16 deles com bolsas de 400 reais mensais), junto a duas escolas estaduais situadas em Caraguatatuba, sendo que uma delas é a Escola Estadual Colônia dos Pescadores.

O professor Alex Lino é o coordenador do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira atua como coordenador colaborador. Esses eventos tiveram também o apoio do professor Luis Fernando Viviani Thomazini. A professora Gislene Ávila Rodrigues da Escola Estadual Colônia dos Pescadores é a docente responsável pela supervisão do trabalho dos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física nesta instituição de ensino estadual.

A primeira apresentação para alunos da escola Colônia dos Pescadores foi realizada na tarde do dia 18 de agosto de 2021, quarta-feira, pelos estudantes da licenciatura em física Pedro Henrique Lopes Amantêa, Ryan Nepomuceno Montemor e Bárbara Cristine Leone. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo ou não teve acesso ao link, a atividade (com duração de cerca de 51 minutos) foi gravada e está disponibilizada no YouTube clicando aqui. Esta apresentação teve como objetivo apresentar uma abordagem sobre o conceito de Entropia e a nossa percepção acerca do sentido da passagem a partir dos fenômenos que se desenrolam na obra de Ficção Científica "TENET", dirigida por Cristopher Nolan. O trailer desse filme (com 3 minutos) pode ser assistido clicando aqui.

Imagem 1 - Cartaz de divulgação da atividade sobre o filme TENETImagem 1 - Cartaz de divulgação da atividade sobre o filme TENET

A segunda apresentação para alunos da escola Colônia dos Pescadores foi realizada na tarde do dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira, pelos estudantes da licenciatura em física Giovana Reis do Espírito Santo, Johan Krauze Schneider e Kaua Estevam Cardoso de Freitas. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo ou não teve acesso ao link, a atividade (com duração de cerca de 1 hora e 12 minutos) foi gravada e está disponibilizada no YouTube clicando aqui. Esta atividade intitulada “A relação do feitiço LUMUS MAXIMA de Harry Potter com as equações de Maxwell” teve o intuito de trazer a fantasia do mundo de Harry Potter para a realidade da ciência. Os bolsistas abordaram as equações de Maxwell de forma didática e contaram com a participação dos alunos e dos fãs de Harry Potter.

Imagem 2 - Atividade sobre Harry PotterImagem 2 - Atividade sobre Harry Potter

A terceira apresentação para alunos da escola Colônia dos Pescadores foi realizada na tarde do dia 20 de agosto de 2021, sexta-feira, pelos estudantes da licenciatura em física Rommel Castelo Branco, Julia Carbone Carneiro, Alexandre Henrique Rodrigues Filho e Lisandra Oliveira Santos. Esta apresentação teve como objetivo apresentar uma abordagem sobre conceitos de eletricidade e magnetismo, em especial acerca do funcionamento da bobina de Tesla, a partir de fenômenos que aparecem na obra de ficção científica "O Aprendiz de Feiticeiro", dirigida por Turteltaub. Atividades como essas que foram gravadas estão disponíveis para serem assistidas pelo canal do “PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba” no YouTube Imagem 3 - Atividade sobre o filme O Aprendiz de FeiticeiroImagem 3 - Atividade sobre o filme O Aprendiz de Feiticeiro

Estas atividades foram realizadas pelo Google Meet e contaram a participação dos alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores. Elas tiveram o objetivo principal de destacar como a Ficção Científica pode ser útil para compreender conceitos de Física. Os eventos ocorreram por meio da internet, devido à necessidade de distanciamento social associada à pandemia de COVID-19. Os estudantes universitários do PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e os professores envolvidos nestas ações agradecem muito a todos aqueles que participaram ativamente e prestigiaram esta atividade educacional, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube.