FÍSICA

Periódico científico publica artigo de licenciado em Física pelo IFSP-CAR

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2022, 19h00 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 19h01

O periódico científico “Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada” – RBFTA (ISSN: 2358-0089), em seu volume 9, número 2, ano de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de física” escrito por Kaua Estevam Cardoso de Freitas, que se formou no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link.

Imagem 1 - Kaua Freitas e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Kaua Freitas e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção de experimentos como ferramentas auxiliares para o processo de aprendizagem do ensino de Física. As etapas de pesquisa observaram a seguinte ordem: uma revisão bibliográfica para a fundamentação teórica do trabalho didático com experimentos no ensino de física, o desenvolvimento de experimentos de baixo custo com potencial de serem inseridos em aulas de física, a aplicação dos experimentos desenvolvidos em sala de aula, a sistematização dos dados obtidos, a interpretação dos resultados e as conclusões que foram possíveis tirar a respeito. O ponto de partida desta investigação foram ações de divulgação científica realizadas para alunos de escolas públicas do litoral norte paulista. Foram elaboradas, implementadas e analisadas oficinas didáticas permeadas pelo uso de atividades experimentais envolvendo conteúdos de física para alunos do ensino médio e superior. As atividades realizadas foram examinadas do ponto de vista do processo de aprendizagem que promoveram, a partir de registros elaborados pelos presentes. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades experimentais no ensino de física, mesmo quando estruturadas a partir do uso de materiais considerados de fácil acesso.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado pela RBFTAImagem 2 – Início do artigo publicado pela RBFTA

A “Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada” – RBFTA (ISSN: 2358-0089), que pode ser acessada no link, é uma publicação eletrônica semestral do Grupo de Estudos em Física Aplicada (GESFA) e do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) do Campus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que tem como objetivo promover e divulgar investigações (práticas e/ou teóricas) realizadas por docentes, pesquisadores, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais que desenvolvem atividades em Física ou em áreas afins.

Imagem 3 – Página do periódico RBFTA em outubro de 2022Imagem 3 – Página do periódico RBFTA em outubro de 2022

Kaua Estevam Cardoso de Freitas estudou no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, onde se graduou no início de 2022. Durante este seu curso de graduação em Licenciatura, entre julho de 2018 e junho de 2019, desenvolveu, o projeto de pesquisa de iniciação científica (fomentado com bolsa da FAPESP) intitulado “Experimentos científicos como ferramentas de aprendizagem no ensino de física”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.