Australian Alumni Week 2021

Câmpus participa de Evento Internacional de Colaboração Científica e Tecnológica

Publicado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 17h26 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h01

No dia 29 de abril de 2021, a Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, Coordenadora do curso de Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba, foi facilitadora do workshop sobre as parcerias ambientais integradas no contexto de gestão de bacias hidrográficas. O papel de um facilitador é de guiar uma discussão para conclusões satisfatórias por meio de um debate envolvente, cobrindo todos os tópicos que você deseja explorar.

O workshop foi parte do ciclo de webinários intitulado como “Building the Industry of the Future – Brazil & Australia Scientific and Technological Collaboration” (Construindo a Indústria do Futuro – Colaboração Científica e Tecnológica Brasil-Austrália). Os webinários integraram a Australian Alumni Week 2021, evento esse que visa conectar os ex-participantes de programas de intercâmbio na Austrália. Esse é o caso da Profa. Vassiliki, que fez doutorado em um programa de cotutela entre a UNICAMP e a Swinburne University of Technology, em Melbourne, Austrália, com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

O workshop foi promovido pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation) por meio de sua sede no Chile, com o apoio da Embaixada da Austrália no Brasil. A CSIRO é a agência científica nacional da Austrália e uma das maiores e mais diversas agências de pesquisa do mundo. A CSIRO se concentra em fornecer impacto positivo da ciência e tecnologia em todas as disciplinas em áreas tão diversas como agricultura, saúde, ciência espacial e manufatura. Sua missão é de realizar pesquisa e aplicar metodologias para sanar problemas complexos e promover qualidade de vida para a comunidade envolvida, nos quesitos social, econômico e ambiental.

Moderadora Alejandra Cuervas (CSIRO Chile) e Facilitadora Profa. Vassiliki (IFSP)Moderadora Alejandra Cuervas (CSIRO Chile) e Facilitadora Profa. Vassiliki (IFSP)

No evento palestrou inicialmente o Sr. Andrew Edge, Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da Austrália no Brasil, sobre a missão e estruturação da CSIRO. A moderadora foi a Sra. Alejandra Cuevas (CSIRO Chile).

Palestra introdutória do Chefe de Missão Adjunto Sr. Andrew EdgePalestra introdutória do Chefe de Missão Adjunto Sr. Andrew Edge

Na sequência, o Dr. Edmundo Claro, Diretor do Programa de Pesquisa do eixo Terra & Água (CSIRO Chile), palestrou sobre a “Ciência Colaborativa para a Governança da Água”.

Palestra ministrada pelo Dr. Edmundo ClaroPalestra ministrada pelo Dr. Edmundo Claro

Em seguida, a Enga. Me. Gabriella Bennison, que é Gerente de Projetos de Pesquisa do eixo Terra & Água (CSIRO Chile) mostrou o “Caso da Bacia do Rio Rapel: Modelagem Participativa para a Governança da Água”.

Palestra da Enga. Me. Gabriella BennisonPalestra da Enga. Me. Gabriella Bennison

A participação da Profa. Vassiliki nesse grupo colaborativo é um dos frutos do trabalho desenvolvido em 2021 por meio do Projeto de Extensão “Praxis Educativa na Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos” (Edital Nº 196/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP) com o apoio da Embaixada da Austrália no Brasil e da TWRA (Tropical Water Research Alliance) (informações de início e finalização do projeto).

Nesse projeto, além de docentes do IFSP, participaram também pesquisadores brasileiros e australianos de 37 instituições e 6 alunos bolsistas do IFSP Caraguatatuba, entre eles, 4 alunos do curso de engenharia civil. Essa oportunidade propiciada aos alunos, de serem protagonistas de um projeto de grande porte como esse, vai de encontro com a pauta de internacionalização contemplada no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil (PPC - pág. 64-67) e também com a proposta da ARINTER (Assessoria de Relações Internacionais) do IFSP.

O corpo docente da área de Construção Civil do IFSP Caraguatatuba agradece à Pró-Reitoria de Extensão, à Embaixada da Austrália no Brasil, a TWRA e a CSIRO Chile pelas possibilidade de interação dos nossos professores e alunos nesse processo de construção de conhecimento para gestão de problemas relacionados aos recursos hídricos, que hoje impactam todo o mundo.

Autora: Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis (IFSP Caraguatatuba)
Revisora: Sra. Luisa Neves (Embaixada da Austrália no Brasil)