Início > Noticias > Participação do IFSP, Câmpus Caraguatatuba no 8° Fórum Mundial da Água

Participação do IFSP, Câmpus Caraguatatuba no 8° Fórum Mundial da Água

Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 13h33 | Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 13h34

Entre 19 e 23 de março de 2018, Brasília foi anfitriã de um evento de importância global: 8° Fórum Mundial da Água. A Profª. Drª. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis dos cursos de Edificações e Engenharia Civil do IFSP, Câmpus Caraguatatuba, participou do evento com o apoio da Swinburne Univerity of Technology (Melbourne, Austrália), onde cursou o doutorado em regime de cotutela com a UNICAMP.

Profª. Vassiliki Boulomytis do IFSP, Câmpus Caraguatatuba no 8° Fórum Mundial da Água.

De acordo com o Prof. Dr. Benedito Pinto Ferreira Braga Junior, presidente do Conselho Mundial da Água, o grande legado do evento foi de destacar a importância deste bem vital e de mobilizar as diferentes escalas governamentais para a implantação de uma infraestrutura adequada, tornando a sociedade mais resiliente e adaptada a escassez hídrica e aos eventos extremos.

Prof. Dr. Braga na cerimônia de enceramento do 8° Fórum Mundial da Água. Fonte: Bezerra (2018).

A Profª. Vassiliki foi aluna do Prof. Dr. Braga quando cursava engenharia civil na Escola Politécnica da USP e sua orientanda durante o estágio no Centro de Tecnologia Hidráulica do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (CTH/DAEE), que na época já destacava a importância da água, estimulando-a a continuar pesquisando nos temas relacionadas à água.

No 8° Fórum Mundial da Água, a Profª. Vassiliki participou de diversas palestras. Uma das mais apreciadas foi a do Prof. Dr. Demetrios Christofidis. Ele atua na Universidade de Brasília e no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos segmentos de irrigação e sustentabilidade, e havia sido membro da defesa do doutorado da Profª. Vassiliki.

Profª. Vassiliki Boulomytis e Prof. Dr. Demetrios Christofidis no 8° Fórum Mundial da Água.

Uma de suas célebres afirmações foi que "mitos precisam ser desmistificados", por meio de uma troca eficiente de informações, mostrando que tecnologias sustentáveis podem ser implantadas nos usos consuntivos da água, incluindo a agricultura.

Prof. Dr. Demetrios Christofidis e demais palestrantes em debate no 8° Fórum Mundial da Água.

Os organizadores do evento afirmam que o evento atingiu o seu escopo original, de difundir vários temas importantes relacionados à água, visando essencialmente aprimorar as políticas públicas para a redução do consumo hídrico mundial (BEZERRA, 2018). Uma das grandes expectativas após a realização do Fórum, é que tais políticas públicas aliadas a cooperações técnicas ocorram em todas os níveis (regional, nacional e global), buscando o uso consciente e igualitário da água, que é de direito comum de toda a sociedade.

As entrevistas dos Professores Dr. Braga e Dr. Christofidis na íntegra encontram-se respectivamente em: http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2018/03/presidente-do-conselho-mundial-da-agua-faz-um-resumo-do-objetivo-do-8o-forum e http://www.senado.leg.br/noticias/TV/Video.asp?v=449153

Referências:

BEZERRA, E. Fórum Mundial da Água termina com a participação de quase 100 mil pessoas. Disponível em: http://www.edgonyonline.com.br/2018/03/forum-mundial-da-agua-termina-com.html Acesso em: 20 abr. 2018.

Fonte: Profª. Drª. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis