Engenharia Civil

Participação de alunos em evento sobre Segurança de Barragens

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 10h02 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 10h04

No dia 19 de outubro, os alunos do Curso de Engenharia participaram de Webinário realizado pela Liga Acadêmica de Geotecnia da Universidade Federal de Goiás (LAGEO-UFG) com o tema “Instrumentação Geotécnica das Estruturas de Usinas Hidrelétricas”, ministrada pelo Eng. Me. Marcus Divino de Castro. O engenheiro palestrante possui especialização em auscultação e instrumentação de controle de barragens em terra e em Concreto. Ele é funcionário de Furnas Eletricidade desde 2008 e coordenador dos processos de instrumentação e auscultação civil para segurança de barragens.

Figura 1. Banner do evento realizado pela LAGEO-UFG.Figura 1. Banner do evento realizado pela LAGEO-UFG.

Na área de geotecnia, a auscultação se baseia no monitoramento do estado funcional de uma estrutura. A auscultação por instrumentação geotécnica das barragens envolve diversos equipamentos, entre eles: piezômetros, medidores de N.A. (nível d’água), medidores de recalque, inclinômetros, células de tensão total, medidores de vazão, entre outros.

O tema é de muita relevância e ainda pouco conhecido na área da engenharia civil. Sua importância se tornou mais evidente após os últimos desastres com barragens, como o rompimento da barragem de Brumadinho, cuja inundação de lama e rejeitos de minério de ferro causou a morte de 252 pessoas (COSTA, 2019).

No Webinário o Eng. Me. Marcus explicou que as condições de segurança das barragens devem ser periodicamente revisadas, levando em consideração eventuais alterações resultantes do envelhecimento e deterioração das estruturas ou de outros fatores, como o aumento da ocupação nos vales à jusante. Também foram apresentados diversos aparelhos para a instrumentação e apresentadas as vantagens e desvantagens no uso de cada um deles.

A palestra pode ser vista por meio desse link. A Profa. Elaine Barreto foi responsável pela condução da atividade junto aos alunos de engenharia civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba. Ela relatou que a participação e o interesse dos alunos ao longo da palestra virtual foram excepcionais, inclusive no que se refere à maturidade dos mesmos ao se apresentarem de forma muito profissional nos comentários da plataforma YouTube.

A Coordenação da Engenharia Civil agradece aos organizadores e palestrante, pela oportunidade oferecida para aprimorar a formação dos futuros egressos, como também à Profa. Elaine, que conduziu de forma tão atuante a atividade junto aos alunos de engenharia civil do IFSP CAR.

Autoras: Profa. Esp. Elaine Regina Barreto e Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis